Economia criativa do artesanato de bilro no Semiárido Nordestino

Autores/as

  • João Luis Josino Soares Faculdade Terra Nordeste
  • Douglas Willyam Rodrigues Gomes Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Francisco Eugênio Soares Galvão Faculdade Terra Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0010

Palabras clave:

Economia criativa, Renda de bilro, Cultura

Resumen

O presente estudo tem o objetivo de analisar aspectos culturais e econômicos da renda de bilro, trabalho realizado por mulheres camponesas como forma estratégica de convivência com o semiárido. O marco teórico que dá sustentação ao trabalho se apoia nos trabalhos Deheinzelin (2006) sobre economia criativa, bem como na legislação brasileira por sua Secretaria de Economia Criativa; o tema pluriatividade por Schneider (2006) e artesanato embasado por Pereira (1979). Metodologicamente foram utilizados para coleta de dados entrevistas estruturadas para composição da identificação do perfil e oficina no formato de roda de conversa, com a intenção de colher elementos de análise de aspectos culturais e da relação com a sazonalidade produtiva do desenvolvimento da atividade artesanal realizada pelas rendeiras, além da investigação realizada por intermédio de dados bibliográficos para a formulação do referencial teórico, utilizando materiais elaborados. Como resultados foi percebido que apesar de ganhos anuais baixos, a atividade demonstra rentabilidade econômica, comprovando lucratividade para as rendeiras que a desenvolvem. A renda de bilro mantém características culturais de sua origem em que mulheres se sentam à almofada para produzir artesanalmente cada peça. Conclui-se que se fazem necessárias a identificação de novos canais de comercialização e a criação de uma entidade local que seja capaz de manter maior volume produtivo e poder de negociação, bem como o estímulo de capacitações específicas da gestão, liderança e estudos de mercado. Assim, com a difusão da Economia Criativa, surge um novo pensamento econômico das atividades, levando em consideração a base na riqueza cultural das localidades no Brasil.O presente estudo tem o objetivo de analisar aspectos culturais e econômicos da renda de bilro, trabalho realizado por mulheres camponesas como forma estratégica de convivência com o semiárido. O marco teórico que dá sustentação ao trabalho se apoia nos trabalhos Deheinzelin (2006) sobre economia criativa, bem como na legislação brasileira por sua Secretaria de Economia Criativa; o tema pluriatividade por Schneider (2006) e artesanato embasado por Pereira (1979). Metodologicamente, foram utilizados para coleta de dados entrevistas estruturadas para composição da identificação do perfil e oficina no formato de roda de conversa, com a intenção de colher elementos de análise de aspectos culturais e da relação com a sazonalidade produtiva do desenvolvimento da atividade artesanal realizada pelas rendeiras, além da investigação realizada por intermédio de dados bibliográficos para a formulação do referencial teórico, utilizando materiais elaborados. Como resultados, foi percebido que, apesar de ganhos anuais baixos, a atividade demonstra rentabilidade econômica, comprovando lucratividade para as rendeiras que a desenvolvem. A renda de bilro mantém características culturais de sua origem em que mulheres se sentam à almofada para produzir artesanalmente cada peça. Conclui-se que se fazem necessárias a identificação de novos canais de comercialização e a criação de uma entidade local que seja capaz de manter maior volume produtivo e poder de negociação, bem como o estímulo de capacitações específicas da gestão, liderança e estudos de mercado. Assim, com a difusão da Economia Criativa, surge um novo pensamento econômico das atividades, levando em consideração a base na riqueza cultural das localidades no Brasil.

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Biografía del autor/a

João Luis Josino Soares, Faculdade Terra Nordeste

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR na linha de pesquisa Organização e Sociedade. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC na linha de pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável. Especialista em Gestão Estratégica Organizacional pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC (2010). Graduado em Administração, Bacharelado pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF(2008). Supervisor do Núcleo de Apoio Acadêmico. Coordenador dos cursos de Graduação em Administração, Marketing e Gestão Financeira - FATENE; Professor Mestre IV; Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da FATENE. Com experiência: 1) Docente nas instituições: Universidade Estadual do Ceará, Faculdade Padre Dourado, Faculdade Evolução, Instituto Dom José de Educação e Cultura; 2) Tutoria da Empresa Júnior ADM Soluções no ano de 2016; 3) Agente Local de Inovação SEBRAE/CE 3) Consultor empresarial 4) Avaliador de atos autorizativos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos do Sistema de Avaliação da Educação Superior - BASis. 

Douglas Willyam Rodrigues Gomes, Centro Universitário Católica de Quixadá

Atualmente é Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e do Curso de Pós-Graduação (Especialização) em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Professor universitário de graduação e pós-graduação nas áreas de ética, administração, orçamento público, contabilidade, governança, segurança pública. Coach pelo Institute of Coaching Professional Association (ICPA)/ Harvard Medical School/ Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão de Segurança Pública e Defesa Civil. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Formador e Tutor a distância do curso de Administração pela UECE. Tem experiência nas áreas de Marketing, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade, Mercado de Capitais e Contabilidade Pública.

Francisco Eugênio Soares Galvão, Faculdade Terra Nordeste

Possui graduação em serviço social pela Faculdade Terra Nordeste - FATENE (2018). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, Experiências também como: Professor de Inglês - C.E.I.F Carinha de Anjo (2015/2016) Orientador Social - CRAS - Salgado (2017) Programa Mais Alfabetização - E.E.F: Delfino Gomes dos Santos (2018).

Publicado

2019-09-29

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