Lucratividade da Gestão Integrada de Resíduos em uma Indústria de Refrigerante

Autores

  • João Luis Josino Soares Faculdade Terra Nordeste
  • Francisco Valdecilio Ferreira da Silva Faculdade Terra Nordeste http://orcid.org/0000-0002-8243-4843
  • Edenise Mônica Puerari .Faculdade Terra Nordeste
  • Karla Lúcia Batista Araújo Centro Universitário Fametro

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.004.0006

Palavras-chave:

Satisfação de Cliente, Gestão Integrada de Resíduos, Lucro

Resumo

A Gestão Integrada de Resíduos é uma metodologia que inclui todas as ações voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos, desde sua geração até o destino final, uma maneira que as empresas estão utilizando que se tornou de grande importância dentro de uma organização. É ainda a integração dos processos em busca da otimização da eficiência das empresas melhorando seu desempenho. Na busca em satisfazer às exigências dos clientes e para ajudar a impulsionar a vantagem competitiva e melhorar a eficiência do negócio, uma empresa especializada em gestão ambiental na cidade de Maracanaú – Ceará, buscou a estruturação do seu processo através da caracterização e análise de mercado. A Gestão Integrada de Resíduos implantado possibilitou resultados positivos e de forma eficiente atendem as normas e leis ambientais, bem como a satisfação do cliente, aumento dos lucros, evitando retrabalhos, custos desnecessários e não conformidades. O presente trabalho apresenta um dos serviços e os resultados que a empresa em questão, desempenha através da prestação dos serviços de coleta, separação, compra, transporte, reciclagem e destinação final de resíduos sólidos. O grande diferencial da empresa, é levar ao cliente a tranquilidade em saber que o serviço de gerenciar seu resíduo de forma correta na fábrica e com uma equipe preparada pode trazer resultados lucrativos, outro grande diferencial é que o cliente ganha com esse serviço, ao invés de ser um custo adicional e uma grande despesa, a indústria lucra, pois, a empresa especializada compra o resíduo gerado pela fábrica ao mesmo tempo que o gerencia. Os resultados apresentados no trabalho, destacam que a Gestão Integrada de Resíduos atuando de uma forma planejada e estratégica, gera lucros, economia de tempo e custos, otimização em serviços logísticos e operacionais, eficiência e eficácia com recursos internos, infraestrutura, satisfação do cliente e sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luis Josino Soares, Faculdade Terra Nordeste

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR na linha de pesquisa Organização e Sociedade. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC na linha de pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável. Especialista em Gestão Estratégica Organizacional pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC (2010). Graduado em Administração, Bacharelado pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF(2008). Supervisor do Núcleo de Apoio Acadêmico. Coordenador dos cursos de Graduação em Administração, Marketing e Gestão Financeira - FATENE; Professor Mestre IV; Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da FATENE. Com experiência: 1) Docente nas instituições: Universidade Estadual do Ceará, Faculdade Padre Dourado, Faculdade Evolução, Instituto Dom José de Educação e Cultura; 2) Tutoria da Empresa Júnior ADM Soluções no ano de 2016; 3) Agente Local de Inovação SEBRAE/CE 3) Consultor empresarial 4) Avaliador de atos autorizativos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos do Sistema de Avaliação da Educação Superior - BASis.

Francisco Valdecilio Ferreira da Silva, Faculdade Terra Nordeste

Engenheiro de Produção formado pela Faculdade Terra Nordeste - FATENE. Técnico em Meio Ambiente pelo Centro Vocacional Técnico - CVTEC. Com experiência profissional nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Edenise Mônica Puerari, .Faculdade Terra Nordeste

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor da Faculdade Terra Nordeste e professor - Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de secas e armazenamento de água. 

Karla Lúcia Batista Araújo, Centro Universitário Fametro

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2010), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2013), especialização em engenharia de segurança do trabalho (2014) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é professora das UNIFANOR, UNIFAMETRO.

Downloads

Publicado

2019-11-21