Lucratividade da Gestão Integrada de Resíduos em uma Indústria de Refrigerante
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.004.0006Palabras clave:
Satisfação de Cliente, Gestão Integrada de Resíduos, LucroResumen
A Gestão Integrada de Resíduos é uma metodologia que inclui todas as ações voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos, desde sua geração até o destino final, uma maneira que as empresas estão utilizando que se tornou de grande importância dentro de uma organização. É ainda a integração dos processos em busca da otimização da eficiência das empresas melhorando seu desempenho. Na busca em satisfazer às exigências dos clientes e para ajudar a impulsionar a vantagem competitiva e melhorar a eficiência do negócio, uma empresa especializada em gestão ambiental na cidade de Maracanaú – Ceará, buscou a estruturação do seu processo através da caracterização e análise de mercado. A Gestão Integrada de Resíduos implantado possibilitou resultados positivos e de forma eficiente atendem as normas e leis ambientais, bem como a satisfação do cliente, aumento dos lucros, evitando retrabalhos, custos desnecessários e não conformidades. O presente trabalho apresenta um dos serviços e os resultados que a empresa em questão, desempenha através da prestação dos serviços de coleta, separação, compra, transporte, reciclagem e destinação final de resíduos sólidos. O grande diferencial da empresa, é levar ao cliente a tranquilidade em saber que o serviço de gerenciar seu resíduo de forma correta na fábrica e com uma equipe preparada pode trazer resultados lucrativos, outro grande diferencial é que o cliente ganha com esse serviço, ao invés de ser um custo adicional e uma grande despesa, a indústria lucra, pois, a empresa especializada compra o resíduo gerado pela fábrica ao mesmo tempo que o gerencia. Os resultados apresentados no trabalho, destacam que a Gestão Integrada de Resíduos atuando de uma forma planejada e estratégica, gera lucros, economia de tempo e custos, otimização em serviços logísticos e operacionais, eficiência e eficácia com recursos internos, infraestrutura, satisfação do cliente e sustentabilidade.
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