Cultura organizacional: análise e impactos no processo de gestão local
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0010Palabras clave:
Cultura Organizacional, Valores Organizacionais, Processo de Gestão, Administração EstratégicaResumen
A cultura organizacional, desde a década de 1980, tem sido alvo de estudos e pesquisas acerca de sua importância dentro das empresas, principalmente no sentido de que possui a possibilidade de impactar, de forma positiva ou negativa, diversos aspectos motivacionais e de clima organizacional, o que afeta diretamente a produtividade e, consequentemente, a lucratividade ou prejuízo final. Este trabalho teve como objetivo revisar as expressões da cultura organizacional nas empresas, e seus impactos gerais no processo de gestão, buscando, assim, contribuir para a criação de estratégias em que gestores empreguem a cultura organizacional a favor da organização. Os gestores devem conhecer o modelo de cultura de sua organização, para conseguirem traçar planos de administração estratégica, utilizando-se dos pontos fortes e positivos de sua cultura, e devem socializar tais conhecimentos, via exemplos ou por treinamentos formais aos seus subordinados. O uso estratégico de um modelo cultural forte deve considerar a cultura local ou regional, além de se destinar total atenção no processo de compartilhamento dos atributos, avaliando não somente as habilidades dos candidatos, como também seus valores e costumes, o que pode ser de grande valia para a chave do sucesso empreendedor. Valores similares aos valores da organização contribuem preventivamente para um melhor clima organizacional e para mitigar divergências culturais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.