Governança corporativa e ética: reflexos em empresa investigada pós Lava Jato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0027

Palavras-chave:

Conformidade, Conflito Organizacional, Crise Reputacional

Resumo

O presente estudo propõe uma análise da condução empresarial contemporânea envolvida em caso de corrupção de repercussão mundial. Nesse sentido, é avaliado como estudo de caso de um grupo empresarial investigado, no âmbito da Operação Lava Jato, o comportamento ético no enfrentamento das questões ao longo do tempo, seu papel na trajetória da resistência, conflitos de estratégias, contradições e a mudança do discurso visando reverter os abalos na imagem e reputação, rigor e as medidas adotadas pela governança corporativa, a reestruturação e o fortalecimento do compliance, na busca em atender os compromissos assumidos com as autoridades e implementados pelos órgãos de justiça brasileiros e internacionais, bem como o enfrentamento dos impactos socioeconômicos ocorridos até os dias atuais. Avalia-se as transformações em diversos aspectos na condução administrativa do grupo empresarial, na busca por um novo posicionamento no mercado, após abalo em sua reputação. A metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, de caráter investigativo. O corpus selecionado para este estudo é a revisão bibliográfica acerca do tema, exame de documentos e registros de comunicados a imprensa, disponibilizados pela própria organização em seu site e/ou através de releases públicos sobre a empresa, e nos processos públicos de investigação judicial, em depoimentos oficiais, desde período anterior ao fato crítico até após exposição do escândalo. Como arcabouços deste estudo foram traçados aspectos ocorridos com as Teorias da Agência e do Custo de Transação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Lopes Borrego, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Universidade Ibirapuera(1995), especialização em MBA Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo(2020) e especialização em MBA Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional(2016). Tem experiência na área de Administração.

Clauber de Oliveira Rossini, Faculdade Municipal Professor Franco Montoro

 

 Mestre em Administração das Micro e Pequenas Empresas, tendo como linha de pesquisa a gestão de pessoas e o comportamento organizacional na dinâmica das micro e pequenas empresas. Possui MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão do Agronegócio, Especialização em Administração Pública e Especialização em Ciência de Dados. Possui Graduação em Administração pela Universidade de Santo Amaro. Mais de duas décadas de experiência gerencial em organizações empresariais logísticas (Grupo Guaçu e Grupo Battistella), sendo a última dedicada ao empreendedorismo. Docente de ensino superior e coordenador de curso na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM) nos componentes curriculares do curso de Administração (disciplinas de Empreendedorismo, Comportamento Humano nas Organizações e Técnicas de Pesquisa em Administração). Docente de ensino superior na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (FMG) nos componentes curriculares dos cursos de Tecnologia Superior em Gestão da Produção e Logística (disciplinas Métricas e Indicadores; Gestão Empresarial). Docente orientador de monografias de Pós Graduação no Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ/USP).

Downloads

Publicado

2020-10-05