Cultura organizacional: análise e impactos no processo de gestão local

Autores

  • Clauber de Oliveira Rossini Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo
  • Bianca Rocha Bendassolli Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0010

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Valores Organizacionais, Processo de Gestão, Administração Estratégica

Resumo

A cultura organizacional, desde a década de 1980, tem sido alvo de estudos e pesquisas acerca de sua importância dentro das empresas, principalmente no sentido de que possui a possibilidade de impactar, de forma positiva ou negativa, diversos aspectos motivacionais e de clima organizacional, o que afeta diretamente a produtividade e, consequentemente, a lucratividade ou prejuízo final. Este trabalho teve como objetivo revisar as expressões da cultura organizacional nas empresas, e seus impactos gerais no processo de gestão, buscando, assim, contribuir para a criação de estratégias em que gestores empreguem a cultura organizacional a favor da organização. Os gestores devem conhecer o modelo de cultura de sua organização, para conseguirem traçar planos de administração estratégica, utilizando-se dos pontos fortes e positivos de sua cultura, e devem socializar tais conhecimentos, via exemplos ou por treinamentos formais aos seus subordinados. O uso estratégico de um modelo cultural forte deve considerar a cultura local ou regional, além de se destinar total atenção no processo de compartilhamento dos atributos, avaliando não somente as habilidades dos candidatos, como também seus valores e costumes, o que pode ser de grande valia para a chave do sucesso empreendedor. Valores similares aos valores da organização contribuem preventivamente para um melhor clima organizacional e para mitigar divergências culturais.

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Biografia do Autor

Clauber de Oliveira Rossini, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo

Mestre em Administração das Micro e Pequenas Empresas (2017) pela FACCAMP, tendo como linha de pesquisa a gestão de pessoas e o comportamento organizacional na dinâmica das micro e pequenas empresas. Possui Especialição (MBA) em Gestão Empresarial (2011) pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Administração (2009) pela Universidade de Santo Amaro. Mais de duas décadas de experiência gerencial em organizações empresariais logísticas (Grupo Guaçu e Grupo Battistella), sendo a última dedicada ao empreendedorismo. Docente de ensino superior e coordenador de curso na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM) nos componentes curriculares do curso de Administração (disciplinas de Comportamento Humano nas Organizações e Técnicas de Pesquisa em Administração). Docente de ensino superior na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (FMG) nos componentes curriculares dos cursos de Administração e Ciências Contábeis (disciplinas de Gestão de Pessoas, Gestão de Departamento Pessoal e Governança Corporativa).

Bianca Rocha Bendassolli, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Faculdade Mogiana - UNIMOGI (2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

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Publicado

2019-06-20