As novas tecnologias da informação e comunicação e seus impactos gerenciais no âmbito do Exército Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0005Palabras clave:
Forças Armadas, Sistemas de Informação Gerencial, Sociedade da Informação, Tecnologias EmergentesResumen
Este trabalho aborda as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e seus impactos gerenciais no âmbito do Exército Brasileiro. Tal abordagem se faz necessária, pois a sociedade do século XXI está permeada por tecnologia. Nesse contexto, as informações trafegam em tempo real, não havendo barreiras transnacionais para tal. Sendo assim, os interesses das principais economias mundiais são garantidos, em última instância, por Forças Armadas modernas e bem equipadas. Isso se justifica pelas características multidimensionais e de amplo espectro dos conflitos modernos, os quais exigem, dos exércitos atuais, cada vez mais conhecimento e domínio de novas tecnologias. O objetivo deste trabalho é demonstrar a real contribuição pós-adoção de novas tecnologias da informação e comunicação na percepção da obtenção de resultados mais eficazes nos campos da administração militar e gerenciamento de pessoal. Este propósito foi levado a termo por meio de análise qualitativa e pesquisa exploratória acerca das novas TIC e da implantação de um novo sistema corporativo nas Organizações Militares do Exército Brasileiro. A análise realizada comprovou real aumento de produtividade em alinhamento com os objetivos estratégicos da Força Terrestre de colaborar com a alta flexibilidade e confiabilidade do Sistema Estratégico do Comunicações do Exército Brasileiro.
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