Fontes indutoras de inovação nas cervejarias especiais da região metropolitana de Belo Horizonte (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0027

Palavras-chave:

Inovação, Cervejarias especiais, Fontes indutoras de inovação

Resumo

Este trabalho procurou identificar as fontes indutoras das inovações nas cervejarias especiais da região metropolitana de Belo Horizonte. Para galgar o objetivo proposto, esse artigo serviu-se de pesquisa qualitativa-descritiva com pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, emprego de roteiro semiestruturado para entrevistas nas visitas às cervejarias e com análise de conteúdo para o processo de sistematização dos dados encontrados. Os dados encontrados permitiram verificar que ocorrem inovações incrementais e radicais nas cervejarias visitadas e que podemos classificá-las em quatro tipos distintos: produto, processo, posição e paradigma.  Como fonte indutora da inovação identificou-se papel da ciência e da tecnologia, apropriabilidade, oportunidades tecnológicas em especial as de base produtiva, cumulatividade e demanda, participação em redes colaborativas. Entretanto, as fontes indutoras de inovação são diferentes nas cervejarias, uma vez que, as cervejarias consolidadas e maiores têm maior acesso à mão-de-obra qualificada, recursos financeiros e tecnologias, alcançando uma quantidade maior de fontes indutoras de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Sarno Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Passos (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020) na linha de pesquisa em Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016) na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2017). Bacharel em Administração pela UFLA (2013). É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais, ciências sociais aplicadas, educação/ensino e interdisciplinar. Pertence e lidera o Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais (VALE INOVAR). Possui experiência como docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Também possui experiência em Educação a Distância (EaD) como Professor, Professor Orientador e Tutor. Possui experiência como coordenador de curso técnico integrado ao Ensino Médio e de curso superior. Os campos temáticos de interesse são Administração Geral, Gestão de Organizações, Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

Giovani Brandão Mafra de Carvalho, Universidade Estadual de São Paulo

Dr. Giovani Brandão Mafra de Carvalho é professor Titular na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (Concurso Público - Edital nº 02/2010 - Aprovado em 1º lugar, sendo promovido à professor Titular, após avaliação, em 13/05/2015). É Professor/orientador nos seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UEFS-FIOCRUZ /Ba, níveis - Mestrado e Doutorado, ministrando a disciplina Biotecnologia de Bebidas e Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas, nível - Mestrado, sendo membro do colegiado e professor da disciplina Reatores Bioquímicos na Indústria Farmacêutica. Possui Pós-Doutorado na Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É Doutor em Biotecnologia Industrial pela Universidade de São Paulo - USP / EEL, com Doutorado Sandwich no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho / UMinho - Portugal. Possui Mestrado em Biotecnologia Industrial na USP-Lorena e Graduação em Engenharia Industrial Química pela mesma universidade (extinta Faenquil). Possui formação secundária como Técnico em Química no Colégio Itajubá em Itajubá-MG. Foi bolsista FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e bolsista CNPq de Pós-Doutorado. É coordenador do Núcleo de Inovação em Tecnologias de Fermentação. É fundador e presidênte do Simpósio Baiano de Ciência, Tecnologia e Engenharia Cervejeira. É revisor do periódico Journal of Chemical Technology and Biotechnology e do periódico Chemical Papers. Mantem colaboração técnico-científica com diversas universidades do país e estrangeiras tais como: Universidade do Minho - UMinho/Portugal; Institute of Chemical Technology, Prague - Prague/Czech Republic; Universidade de Vigo - UVigo/España e Universidad de Matanzas - UMCC/Cuba. Divide a cadeira da disciplina Engenharia Bioquímica e é responsável pela disciplina Engenharia de Bebidas na graduação em Engenharia de Alimentos da UEFS. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estatístico e Otimização de Experimentos, Fermentação de Hidrolisados Hemicelulósicos, Engenharia Bioquímica, Reatores Bioquímicos e Tecnologia de Bebidas com enfoque em Processos Fermentativos Cervejeiros. 

Sheldon William Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão Empresarial, Metodologias Ativas e Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Coordenador Adjunto do curso de Pós-graduação em Gestão do IFMG. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de organizações, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

João Leandro Cássio de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

João Leandro atualmente está como Pró-reitor de Administração do IFNMG. É doutor em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2007), especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2015), mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). É Professor Efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais desde 2013, experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Controladoria e Finanças, Empreendedorismo e Inovação. É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais aplicadas, ênfase em gestão. Possui bastante experiência em Inovação e Empreendedorismo: Colaborador em consultoria financeira na Incubadora de base Tecnológica do Centev/UFV (2004-2007), Gerente Financeiro da Patsos Biotecnologia (2007-2008), Analista do Fundo Criatec de capital semente (2008-2010), Sócio da Fungitec Alimentos (2011-2012), Consultor em diversas empresas de base tecnológica no projeto PRIME/FINEP (2011-2012), Controller da H3M Soluções Ambientais e GIS (2010-2012), Consultor em várias empresas de base tecnológica e base tradicional (2007-2013), Consultor de Custos do Grupo Pereira-Feijão Pereira (2011-2012), Controller do Grupo Dois Irmãos (2012-2013), Consultor Estratégico Financeiro da Nowavet (2012-2013).Foi Professor de Contabilidade da Faculdade Esuv Viçosa (2011-2013). Foi Professor da Univiçosa para os cursos de Administração e Processos Gerenciais (2011-2013). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais - Vale Inovar.

Daniel Fernandes Sampaio, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestao de Pessoas e Administraçap Pública.

Downloads

Publicado

2021-11-08