As novas tecnologias da informação e comunicação e seus impactos gerenciais no âmbito do Exército Brasileiro

Autores

  • Claudio Roberto Nunes Grosso Centro Universitário do Sul de Minas
  • Celso Augusto dos Santos Gomes Centro Universitário do Sul de Minas
  • Sheldon William Silva Universidade Federal de Lavras http://orcid.org/0000-0002-2473-5728

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0005

Palavras-chave:

Forças Armadas, Sistemas de Informação Gerencial, Sociedade da Informação, Tecnologias Emergentes

Resumo

Este trabalho aborda as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e seus impactos gerenciais no âmbito do Exército Brasileiro. Tal abordagem se faz necessária, pois a sociedade do século XXI está permeada por tecnologia. Nesse contexto, as informações trafegam em tempo real, não havendo barreiras transnacionais para tal. Sendo assim, os interesses das principais economias mundiais são garantidos, em última instância, por Forças Armadas modernas e bem equipadas. Isso se justifica pelas características multidimensionais e de amplo espectro dos conflitos modernos, os quais exigem, dos exércitos atuais, cada vez mais conhecimento e domínio de novas tecnologias. O objetivo deste trabalho é demonstrar a real contribuição pós-adoção de novas tecnologias da informação e comunicação na percepção da obtenção de resultados mais eficazes nos campos da administração militar e gerenciamento de pessoal. Este propósito foi levado a termo por meio de análise qualitativa e pesquisa exploratória acerca das novas TIC e da implantação de um novo sistema corporativo nas Organizações Militares do Exército Brasileiro. A análise realizada comprovou real aumento de produtividade em alinhamento com os objetivos estratégicos da Força Terrestre de colaborar com a alta flexibilidade e confiabilidade do Sistema Estratégico do Comunicações do Exército Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Augusto dos Santos Gomes, Centro Universitário do Sul de Minas

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). É professor no Mestrado Acadêmico em Gestão e Desenvolvimento Regional, atuando na linha de pesquisa Processos Formativos e Desenvolvimento. Também atua como coordenador e professor no curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações lato sensu desta mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica. Atualmente é avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação e pós-graduação na área de Música.

Sheldon William Silva, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão Empresarial e graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor Efetivo da área de Administração no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de organizações, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Comunicação e Informação Organizacional