Application of the management records compliance procedure: study at a federal public institution

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0019

Keywords:

Conformity, Management Records, Non-Conformities

Abstract

In order to identify the relevance of applying the management records compliance procedure in a federal public institution, this research was carried out based on a simulation of the procedure through the analysis of records and documents, which is classified as descriptive, a case study, bibliographic and documentary. As a result, non-conformities were identified in the use of the expense nature, in the observation field, in the summary work plan, in the expense element, in the event code, in the responsible management unit field, and others. The implications of the non-conformities found generate inadequacies in the budgetary, financial and/or patrimonial execution, resulting from inadequacies in the filling of documents, such as: Note of Commitment, System Release Note, and documents related to tax withholdings. All verified non-conformities are subject to correction and were corrected through the conference. The implications of the non-conformities found generated several inadequacies, culminating in incorrect records of data of a budgetary, accounting and financial nature for the researched entity, inadequacies in the registration of public assets, and, in addition, objectively not visible losses as a limitation to the transparency of expenses public, so desirable by all. Therefore, in view of the analysis, it was concluded that the management records compliance procedure is relevant for the adequate budgetary, financial and accounting execution of the public institution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sueli Farias Kieling, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é contadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC). Possui Mestrado em Contabilidade e Bacharelado em Ciências Contábeis, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui experiência em contabilidade pública e controles de gestão. 

Luiz Alberton, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador Pró-Tempore do Programa de Pós-Graduação Profissional em Controle de Gestão -Mestrado Profissional. Coordenador do Núcleo de Estudos em Auditoria do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Lider (1) do Grupo de Pesquisa em Auditoria e Líder (2) do grupo de pesquisa em Empreendedorismo e Inovação no CNPq. Conselheiro do Conselho de Administração da Celesc S.A. e Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário da Celesc S.A. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1994), graduação em Licenciatura Plena Para Professores de Formação Especial para Cursos de Ensino de 2º. Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Formou-se Gerente e Auditor Externo da Qualidade pela DGQ da Alemanha e UTFPR (Curitiba, 1998). Tem experiência nas áreas de: Contabilidade; Administração, Planejamento Estratégico, Auditorias, Sistemas de Controles Interno, Governança Pública, auditorias de sistemas Qualidade e Meio Ambiente, pericias contábeis e financeiras, análise das demonstrações contábeis e custos. Na UTFPR exerceu as funções de Chefe da Divisão de Contabilidade e Assistente do Coordenador de Orçamento, Finanças e RH. Na UFSC exerceu as funções de Coordenador de Curso de Ciências Contábeis, Chefe de Departamento de Ciências Contábeis, Secretário de Planejamento e Finanças e Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento da UFSC. Foi Conselheiro do Conselho de Curadores da UFSC. Foi Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e Editor Científico da Revista Catarinense da Ciência Contábil.Foi Conselheiro do Conselho Fiscal da FEESC. Foi Conselheiro do Conselho Fiscal da APUFSC. Foi Presidente da Academia Catarinense das Ciências Contábeis e Conselheiro do Conselho de Curadores da Fepese.

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, Universidade Federal de Santa Catarina

ERNESTO FERNANDO RODRIGUES VICENTE concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 2004. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis, do Centro Sócio-Econômico, da Universidade Federal de Santa Catarina (CCN/CSE/UFSC), tendo sido Professor Titular da UNAERP-Universidade de Ribeirão Preto e Sócio-Diretor da TECHTI-Tecnologia da Informação Comércio e Serviços. Tem publicado trabalhos em Anais de Eventos, periódicos e orientado diversos trabalhos de graduação, de iniciação científica e de pós-graduação em cursos de Contabilidade e de Administração. No Curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Governança nas Organizações, Administração & Administração FInanceira, Custos, ERP, Contabilidade & Controladoria.

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Departamento de Administração Empresarial, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Acadêmico em Administração e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. É líder do Núcleo de Estudos para o Desenvolvimento de Instrumentos Contábeis e Financeiros cadastrado na plataforma do CNPq. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração é líder do tema Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público - Divisão Acadêmica Administração Pública. É editor associado da Revista Gestão Organizacional. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos socializados em anais de eventos científicos.

Published

2020-06-03

Most read articles by the same author(s)