Proposal to implement the Balanced Scorecard tool in a small company

Authors

  • Laís Viera Trevisan Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Borges Fialho Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0007

Keywords:

Administração estratégica, Ferramenta de gestão, Balanced Scorecard

Abstract

Strategic management, within an organization, consists of a process of analysis of the company from various angles, a direction of direction and monitoring of actions. In addition, it is formed by a continuous process, from the analysis of the business environment to the strategic control. With strategic management support tools such as the Balanced Scorecard (BSC), strategic management helps align the dynamics of the organization's environment and define objectives, strategies and actions, as well as the control of results . Thus, if well used by the company, it is able to provide a number of benefits. Therefore, the present work aims at the implementation of the Balanced Scorecard tool in a business consulting business, contemplating the elaboration of some stages of its strategic planning. For this, a descriptive research with qualitative methodological approach was carried out, opting for the case study, due to the emphasis on a particular unit of study. From a bibliographic review, documentary research, semi-structured interview with the owners and participant observation, it was possible to carry out the structuring and organization of the BSC, allowing to determine the paths that will guide the implementation of some stages of the strategic planning, for later reaching the objectives and intended results.

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Author Biographies

Laís Viera Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assistente em Administração na UFSM. Possui graduação em Administração pela UFSM (2017) e foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Realizou um intercâmbio em Madri/Espanha, na Universidad Autónoma de Madrid (UAM), onde cursou dois semestres do curso de Administração de Empresas (2014/2015). Formada pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) no curso de Eletrotécnica, em abril de 2013.

Camila Borges Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM) na Linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (2019). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM) na Linha de Pesquisa Sistemas, Estruturas e Pessoas (2012). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Diretora de Negócios na Plenus Gestão Empresarial. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Tecnologia da Informação e Consultoria Empresarial.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Gestão de Organizações Públicas, de Agronegócios e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora UFSM e presidente do seu conselho editorial (desde 2013); Consultor Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq; editor associado da Revista Ciência Rural (ISSN 0103-8478-Qualis B1 em Administração) e da Revista Práticas em Administração Pública (ISSN: 2526-6292); acadêmico e membro do conselho fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do comitê assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); membro do conselho científico permanente da Editora CRV; membro do conselho fiscal da Câmara do Livro de Santa Maria; parecerista de periódicos internacionais e nacionais e líder do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (UFSM); (certificado pelo CNPq). Foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM (2011-2016); presidente da Comissão de Ética da UFSM (2018-2019); coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fapergs (2015-2017); e secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria (2016). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Ciências Econômicas pela UFSM. Suas pesquisas e orientações são nas áreas de Economia Internacional e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional e Métodos Quantitativos.

Published

2018-09-24

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