O comportamento de curto prazo da volatilidade de commodities agrícolas brasileiras em relação ao mundo: uma aplicação do modelo VAR
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0002Palavras-chave:
Vetores autorregressivos, Volatilidade, CommoditiesResumo
A atividade agropecuária está sujeita a diversas mudanças que variam desde as climáticas, os efeitos políticos, as pestes e doenças e; também; os efeitos financeiros e econômicos. No que tange aos últimos, podem-se elencar como sendo agentes mudanças governamentais, estrutura de preços, relação oferta/demanda e sazonalidade de preços. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho foi o de analisar o comportamento de curto prazo da volatilidade presente nas commodities açúcar, café, farelo de soja, óleo de soja brasileira frente ao mundo, e vice-versa com o intuito de investigar se as alterações de preços de cada uma destas commodities estão relacionadas com as variações mundiais e brasileiras. A fim de atingir este objetivo, o estudo fez uso dos modelos GARCH, GJR e EGARCH para determinar qual destes se ajustava melhor ao modelo. Para determinar o comportamento de curto prazo, o estudo fez uso do modelo de vetores autorregressivos (VAR) nas commodities par a par. Observou-se que, para o mercado mundial, a commodity que tem maior volatilidade associada é o café, e no Brasil, o açúcar. Sob o prisma do comportamento de curto prazo das volatilidades, observou-se que o açúcar é o mais sazonal, com influências de volatilidade em até 14 defasagens. Para o café e o farelo de soja, notou-se que o mercado mundial não sofre influência do brasileiro, e o brasileiro tem influência direta do mercado mundial. Para o óleo de soja e a soja em grão, observou-se a presença de volatilidade unidirecional, isto é, os mercados não têm relação entre si, o que indica que para estes dois últimos mercados, os riscos associados estão presentes apenas em seus mercados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.