Transparência pública municipal: análise dos municípios maranhenses por meio de seus websites oficiais

Autores

  • Maria Rosivalda da Silva Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0018

Palavras-chave:

Transparência Fiscal, Municípios Maranhenses, Transparência Municipal

Resumo

A transparência pública municipal tem sido tema de diversas análises com base nos elementos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000). No entanto, essas discussões, em âmbito mais restrito, como o municipal, ainda não abarcam todo o território nacional. Buscou-se, neste estudo, conhecer o nível de transparência pública apresentada pelos munícipios maranhenses baseado em elementos orçamentários previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. A pesquisa foi realizada a partir de informações contidas nos websites dos municípios maranhenses, principal fonte de dados do estudo, cuja consulta deu-se entre os meses de março e abril de 2014. Os resultados demonstram que 75,12% desses municípios têm website oficial, mas que este ainda não se configura como ferramenta de divulgação de gestão fiscal: apenas 7,14% deles disponibilizam do Plano Plurianual 2014-2017, a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias referentes aos anos de 2014 estão em somente 8,44% dos websites, o Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária estão presentes em 16,34% e 15,38%, respectivamente; outras ferramentas de transparência gerencial como a estrutura administrativa, atribuição dos órgãos e apresentação dos responsáveis também não são elementos frequentes nos websites. Conclui-se que a transparência de dados fiscais e gerenciais ainda não se apresenta fortemente nos municípios maranhenses, nem mesmo com a imposição legal de fazê-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosivalda da Silva Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012-2014), linha de pesquisa Economia, Finanças e Controle. Possui especialização em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco (2008). É graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Atualmente exerce o cargo de Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Tem experiência profissional na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, e desenvolve estudos nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, comunicação científica e publicações eletrônicas.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Diretor da Editora da UFSM, Membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da FAPERGS e Membro do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria. Foi Coordenador Substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012), Diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015) é Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Editor Associado da Revista Ciência Rural e Membro do Conselho Editorial da Revista do CCEI, além de parecerista de várias revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Economia e Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional, Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.

Downloads

Publicado

2015-10-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)