Proposta de implantação da ferramenta Balanced Scorecard em uma empresa de pequeno porte

Autores

  • Laís Viera Trevisan Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Borges Fialho Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0007

Palavras-chave:

Administração estratégica, Ferramenta de gestão, Balanced Scorecard

Resumo

A administração estratégica, dentro de uma organização, consiste em um processo de análise da empresa sob diversos ângulos, em um direcionamento de rumos e monitoramento das ações. Além disso, é formada por um processo contínuo, desde a análise do ambiente empresarial até o controle estratégico. Dispondo de ferramentas de suporte à gestão estratégica, como o Balanced Scorecard (BSC), a administração estratégica auxilia no alinhamento entre a dinâmica do ambiente em que a organização está inserida e na definição de objetivos, estratégias e ações, bem como no controle dos resultados. Assim, se bem utilizada pela empresa, ela é capaz de fornecer uma série de benefícios. Diante disso, o presente trabalho visa à implantação da ferramenta Balanced Scorecard em uma empresa do ramo de consultoria empresarial, contemplando a elaboração de algumas etapas do seu planejamento estratégico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem metodológica qualitativa, optando-se pelo estudo de caso, devido à ênfase em uma unidade de estudo em particular. A partir de uma revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada com os proprietários e observação participante, foi possível realizar a estruturação e organização do BSC, permitindo determinar os caminhos que irão nortear a implementação de algumas etapas do planejamento estratégico, para posterior alcance dos objetivos e resultados pretendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Viera Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assistente em Administração na UFSM. Possui graduação em Administração pela UFSM (2017) e foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Realizou um intercâmbio em Madri/Espanha, na Universidad Autónoma de Madrid (UAM), onde cursou dois semestres do curso de Administração de Empresas (2014/2015). Formada pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) no curso de Eletrotécnica, em abril de 2013.

Camila Borges Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM) na Linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (2019). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM) na Linha de Pesquisa Sistemas, Estruturas e Pessoas (2012). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Diretora de Negócios na Plenus Gestão Empresarial. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Tecnologia da Informação e Consultoria Empresarial.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Gestão de Organizações Públicas, de Agronegócios e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora UFSM e presidente do seu conselho editorial (desde 2013); Consultor Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq; editor associado da Revista Ciência Rural (ISSN 0103-8478-Qualis B1 em Administração) e da Revista Práticas em Administração Pública (ISSN: 2526-6292); acadêmico e membro do conselho fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do comitê assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); membro do conselho científico permanente da Editora CRV; membro do conselho fiscal da Câmara do Livro de Santa Maria; parecerista de periódicos internacionais e nacionais e líder do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (UFSM); (certificado pelo CNPq). Foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM (2011-2016); presidente da Comissão de Ética da UFSM (2018-2019); coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fapergs (2015-2017); e secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria (2016). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Ciências Econômicas pela UFSM. Suas pesquisas e orientações são nas áreas de Economia Internacional e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)