Torcedores enquanto clientes: esportes enquanto experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0003

Palavras-chave:

Torcedor, Clube Esportivo, Marketing Esportivo, Consumidor Esportivo

Resumo

Eventos esportivos juntam-se aos torcedores para compartilhar suas emoções, excitações e paixões em uma partida e, eles se tornam um mero jogo em uma incrível experiência esportiva. Constata-se que os profissionais de marketing vêm projetando atividades de marketing considerando os torcedores como clientes. Este ensaio teórico tem o objetivo descrever e discutir os atributos dos torcedores para planejar e definir (por um clube e stakeholders) um evento, uma experiência e um entretenimento esportivo alinhados às necessidades e desejos dos torcedores, entendendo-os como clientes de bens esportivos de um clube. Para abordar e discutir os torcedores enquanto clientes e o esporte enquanto experiência, cinco tópicos foram descritos para delinear o objetivo: (a) definição de torcedores, (b) torcedores desejam experiências, (c) torcedores enquanto clientes, (d) torcedores buscam para novas plataformas de mídia dialogarem com seu clube favorito; (e) e sócio-torcedor como a base das receitas de um time esportivo. Nos Estados Unidos e nos países da Europa, muitos clubes esportivos vêm implementando estratégias de marketing para criar orientação ao cliente, focalizando o torcedor como cliente, buscando atingir novas receitas e lucros. Portanto, este trabalho tem como objetivo promover este tema em equipes esportivas no país.

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Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário Fei

 Docente e Pesquisador desde 2004 | 2 Pós-Doutorados: Marketing pela USP e Marketing pela PUC-SP | 2 Doutorados: Ciências Sociais pela PUC-SP e Saúde Pública pela UNIFESP | Mestre em Administração (Marketing) pela USCS | Pós-Graduações/Especializações em Gestão de Projetos pela FIAP, Gestão de Telecomunicações pela USJT e Gestão de T.I. Internet e Negócios Digitais pela FASP | Graduação em Ciência da Computação pela USCS. - Ministra aulas em Marketing (Fundamentos, Estratégia, Planejamento, Serviços, Verde, Digital e Sem Fins Lucrativos), Inovação (Design Thinking, Service Design, MVP, Canvas, Lean e Metodologias Ágeis), Gestão de Projetos (PMBoK do PMI e Ágeis: Scrum Master e Product Owner) Gestão de Negócios (Empreendedorismo, Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico) e Metodologia de Pesquisa (Quali). - É coordenador de cursos de pós-graduação/especialização desde 2011 em Marketing, Gestão de Projetos e Inovação. - Publicações em Congressos, Seminários e Periódicos Nacionais e Internacionais nas áreas de Marketing, Administração Pública, Saúde Pública, Desenvolvimento Regional, Marketing Esportivo, Gestão de Projetos e Educação. - Cursos/Formações: IBM, Oracle, Customer Experience (CX), Scrum, Planejamento de Marketing, Marketing Digital, Pesquisa de Marketing, etc. - É certificado PMP, PSPO e PSM e, ainda, consultor para treinamentos nas áreas de Marketing, Inovação, Projetos e Administração Pública. 

Alexandre Luzzi Las Casas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOUTOR em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1993) PÓS-DOUTOR na Universidade Católica Portuguesa/Porto (2012) MESTRE em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), GRADUADO em Administração de Empresas (Bachelor of Science) - University of Maryland College Park (1978). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing , atuando principalmente nos seguintes temas: administração de marketing , marketing de serviços, marketing estratégico ( marketing esportivo) , qualidade e planejamento estratégico.

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Publicado

2020-08-24