Plano de Marketing para eventos esportivos

Autores

  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário Fei
  • Alexandre Luzzi Las Casas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0004

Palavras-chave:

Plano de Marketing Esportivo, Clubes Esportivos, Eventos Esportivos

Resumo

Este ensaio teórico tem o objetivo de introduzir uma estrutura alternativa de um plano de marketing esportivo para que os profissionais de marketing esportivo possam elaborar, implementar e controlar as estratégias de marketing em eventos esportivos orientadas aos torcedores-clientes. O modelo de planejamento de marketing proposto concentra-se em três macro eixos: entendimento da situação, objetivos e público-alvo e o composto de marketing adaptado para eventos esportivos. O estudo qualifica a função do marketing nos negócios do clube, posicionando esporte como um evento, um espetáculo e/ou uma experiência esportiva aos torcedores, os 9 Ps - em destaque o ‘P’ de Physical -, e a dependência dos stakeholders esportivos e não esportivos para a viabilidade dos eventos esportivos. Este estudo introduz o desenho do fluxo de processos para a organização de um plano de marketing esportivo orientado ao torcedor e um modelo teórico que apresenta as interações dos componentes do plano.

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Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário Fei

(1) Pós-doutorando em Administração pela Universidade de Coimbra, Portugal em Marketing de Experiências, com foco em Cocriação e Coprodução de Serviços com o Cliente. Pós-doutorados em Administração em Marketing Social aplicado à Saúde Pública e em Marketing Esportivo. | (2) Doutorados (PhDs) concluídos nas áreas de Saúde Pública e Ciências Sociais. Mestrado em Administração (Marketing). Pós-Graduações (MBAs) em Telecomunicações, Projetos e Internet (E-Commerce). Graduação em Ciência da Computação. | (3) Forte atuação como pesquisador, em desenvolvimento de estudos nas áreas de marketing, gestão pública, saúde pública, governança regional, projetos, inovação e educação, com pesquisas em seminários, simpósios e congressos, como SemeAd, EnANGRAD, EnANPAD e Associação Paulista de Saúde Pública (APSP). Revistas ou periódicos REMark, RCA, RBGN, Saúde e Sociedade, International Journal of Public Administration, entre outros. | (4) Pesquisador com mais de 470 citações, conforme Google Scholar (ou Citation) e 204 citações e 116 mil acessos na plataforma ResearchGate. | (5) Grande experiência como docente e coordenador de cursos de pós-graduação (MBAs) em instituições de ensino superior privadas. | (6) Vivência em criação e implantação de curso de graduação em Administração e em cursos de Pós-Graduação (MBAs) baseados em competências e metodologias ativas. | (7) Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e Iniciações Científicas na graduação e Monografias nas Pós-Graduações com publicações no EnANGRAD, SemeAd e revistas. | (9) Professor com experiência em metodologias ativas e estratégias de ensino/aprendizagem em aulas presenciais e em ensino à distância (EAD). | (10) Forte vivência em gerenciamento de projetos, sendo certificado PMP e, ainda, as certificações PSM e PSPO em metodologias ágeis scrum. (11) Consultor em treinamentos e suporte em gerenciamento de projetos, práticas de inovação, planejamento estratégico e gestão de marketing. (12) Qualificação de profissionais na condução de projetos criativos e inovadores englobando tecnologias e aplicativos para novos produtos/serviços integrando jornada do consumidor, CX e CRM. (13) Liderança e desenvolvimento de equipes para o planejamento de marketing, projetos e serviços com vistas a aprimorar aplicação de novas metodologias e práticas em planos de ação orientados à satisfação dos clientes e resultados internos da organização. (14) Domínio de métodos ágeis de inovação: design thinking (serviços), UX, lean startup, MVP, canvas e growth hacking. (15) Fluência em francês e inglês.

Alexandre Luzzi Las Casas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOUTOR em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1993) PÓS-DOUTOR na Universidade Católica Portuguesa/Porto (2012) MESTRE em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), GRADUADO em Administração de Empresas (Bachelor of Science) - University of Maryland College Park (1978). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing , atuando principalmente nos seguintes temas: administração de marketing , marketing de serviços, marketing estratégico ( marketing esportivo) , qualidade e planejamento estratégico.

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Publicado

2021-06-29