Análise dinâmica da volatilidade dos retornos do Ibovespa: uma aplicação do modelo autorregressivo de mudanças markovianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0001

Palavras-chave:

Ibovespa, Modelo Markov Switching Autoregressivo, Probabilidade de Transição, Duração de Regime

Resumo

O presente artigo utiliza o modelo Markov Switching Autorregressivo de dois estados desenvolvido por Hamilton (1989), para capturar mudanças de regime tanto na média quanto na variância dos retornos do Ibovespa, entre janeiro de 2000 e maio de 2020. A evidência empírica indica probabilidades de transição sugerindo que apenas eventos podem mudar a série de um regime de baixa volatilidade para um regime de alta volatilidade e vice-versa.  Verificou-se que os resultados do modelo MS(2)-AR(1) detectaram  momento das mudanças de regimes dos retornos, por causa da eleição presidencial, crises financeiras 2008 e a pandemia (coronavírus 2020).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Gonçalves da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Engenharia de Produção - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Economia e Finanças - IIAP/Université de Paris1 (1972/1973),Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Pós-Doutorado Economia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia (UFF)(2010) e Pós-Doutorado /Verão em Economia Matemática -IMPA (2009). Professor adjunto IV do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, tendo se aposentado em dezembro de 2013. Atuou a nível de graduação no Depto. Engenharia de Produção (DEPRO) e a nível de Pós-Graduação no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPTEC). Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janiero (UERJ)/PPGCE (2014-2019). Pesquisador Visitante do PPGCE/UERJ. Professor Sênior Colaborador no Depto. Engenharia de Produção (CEFET-RJ) Tem experiência na área de Economia, Finanças e Métodos Quantitativos, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: economia aplicada, modelos econométricos, séries temporais, análise univariada e multivariada, avaliação de desempenho dos ativos ou portfólios, análise técnica e fundamentalista, otimização de carteiras de investimentos, engenharia econômica, análise de investimento com opções reais, gerenciamento de risco, derivativos, política agrícola e economia internacional. Diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e em periódicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2020-08-24