Balanced scorecard em uma empresa do ramo de transporte revendedor retalhista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0006

Palavras-chave:

Balanced Scorecard-BSC, Ferramenta de gestão, Transportador Revendedor Retalhista-TRR

Resumo

A crescente necessidade de mudanças e inovações no mundo econômico resultou com que as organizações busquem cada vez mais diferentes formas de alcançarem melhor desempenho e destaque no mercado. O foco desta pesquisa é o Balanced Scorecard-BSC, uma ferramenta de gestão estratégica que permite à empresa a medição e o aumento de seu desempenho através de indicadores. O objetivo é propor para uma empresa do ramo de transportador revendedor retalhista-TRR um modelo de Balanced Scorecard, elaborado de acordo com sua estrutura organizacional. A metodologia enquadra-se como descritiva, estudo de caso e o método de abordagem foi dedutivo e qualitativa. Na fundamentação teórica discorreu-se sobre: planejamento estratégico, estratégia empresarial, modelo de Porter, o BSC e suas quatros perspectivas, mapas estratégicos e TRR. A coleta de dados foi realizada por meio de reuniões com os responsáveis pela empresa, através das quais foram fornecidas informações que proporcionaram a criação do modelo proposto. Diante da criação do modelo de BSC se verificou que os procedimentos necessários não diferem dos procedimentos ditados pelos criadores Kaplan e Norton, há necessidade de desenvolver a premissa da criação da missão, visão e valores, e posteriormente a estratégia empresarial e os indicadores sob o enfoque nas quatros perspectivas deste modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Mestrado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (2006) e cursa o Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UNIDERP). Coordena o MBA em Finanças e Controladoria e é Vice-Coordenador do MBA em Mercado de Capitais na UFMT. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciências Contábeis com ênfase em Finanças Empresariais.

Sofia Inés Niveiros, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e pós-doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, contabilidade, comportamento, microempresas e balanço social.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)