Previsão do produto interno bruto do estado de Mato Grosso em função da produção de soja, milho, caroço de algodão, e arroba do boi com o uso de redes neurais artificiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.001.0003

Palavras-chave:

Previsão, Agronegócios, Inteligência Artificial

Resumo

A previsão do PIB facilita o processo de tomada de decisão relacionando os dados obtidos, como a destinação de recursos financeiros de MT em áreas de desenvolvimento e tributação, por exemplo. Tenta-se responder à questão do poder preditivo das Redes Neurais Artificiais (RNA) para explicar o PIB de MT em função das variáveis independentes, como a produção de soja, milho, caroço do algodão e abate de bois? Assim, o objetivo geral é estimar o PIB relativo à produção dessas quatro variáveis utilizando as RNAs. Com o específico objetivo de observar as correlações evoluídas entre essas variáveis quanto a produção de MT; construir, treinar e validar um modelo de RNAs com essas variáveis; utilizar o modelo construído e validado para realizar as previsões futuras. A relevância é a utilização dessa ferramenta de predição para poder prever o fluxo monetário que será demandado com o incremento da produção desses produtos, podendo planejar investimentos de curto e longo prazo. O artigo é classificado como exploratório descritivo, a série temporal em análise compreende o intervalo dos anos de 2000 a 2022. O software utilizado para construção da RNA é o SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - Statistical Package for the Social Sciences. O modelo RNA preditivo é capaz de explicar o comportamento do PIB de MT com base nas variáveis independentes descritas, além disso, o modelo fornece valores e observações satisfatórias para sua validação. Os modelos propostos e validados são utilizados para fazer previsões com confiança significativa utilizando dados hipotéticos para as variáveis independentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Gabriel Ferreira Neves, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em contabeis pela Universidade Federal de Rondonópolis(2024).

João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Universidade Federal de Rondonópolis

Pós-Doutorado em Contabilidade e Finanças pela PUC-SP, Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP/MS, Mestrado em Citências Contábeis pela UFRJ, Especialista em Administração Financeira pela UFMT, Graduado em Ciências Contábeis pela UFMT. É Professor Associado da Universidade Federal de Rondonópolis, atuando na graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas e coordenando o MBA em Finanças e Controladoria. Realiza pesquisas sobre Análise Financeira das Empresas e Redes Neurais Artificiais. É autor de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Leticia Martins de Rezende, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Gestão Financeira pela Faculdade Educacional da Lapa (2023); Graduanda da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR, curso de ciências contábeis.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)