Aplicação de redes neurais artificias na análise financeira das empresas do setor de petróleo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0005

Palavras-chave:

Redes neurais artificiais, Petróleo, Análise financeira

Resumo

Com o crescimento da tecnologia da informação e inteligência artificial, uma série de novas tecnologias surgiram para facilitar a gestão empresarial dos setores econômicos, como é o caso da indústria petrolífera, que possui uma grande influência no crescimento econômico brasileiro. A matéria-prima possui um alto custo de extração e também é classificado como um insumo rara para ser encontrada na natureza. As redes neurais são importantes para aumentar a quantidade de petróleo extraída com maior segurança, não apenas para os colaboradores envolvidos no processo, mas também para o meio ambiente. Isso acontece porque a tecnologia, apesar de funcionar de maneira simples, quando acompanhada de uma análise estatística, é capaz de processar diversos dados, fomentando informações importantes para melhoras a exploração de petróleo. Ademais, diversos problemas ambientais são corroborados pela emissão do petróleo na atmosfera, inclusive, contribuindo para fenômenos como a acidificação dos oceanos e aquecimento global. Nesse contexto, essa pesquisa aborda sobre a aplicação das redes neurais artificiais na análise financeira das empresas do setor de petróleo no ano de 2018. O método de pesquisa utilizado foi descritivo e quantitativo para proporcionar validação científica a essa pesquisa. Apresenta-se as conclusões com os principais resultados obtidos nesse artigo, assim como algumas limitações do método aplicado e perspectivas de pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Mestrado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (2006), Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP - MS (2020). Coordena o MBA em Finanças e Controladoria na UFR. Atualmente é Professor Associado I, Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas da Universidade Federal de Rondonópolis e Pós-Doutorando em Finanças pela PUC-SP. Tem experiência na área de Análise Financeira das Empresas e Redes Neurais Artificiais.

Mariana Carolina Ribeiro dos Santos Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui ensino-medio-segundo-graupelo sao lucas(2018). 

Regina Rodrigues Nagayama, Universidade Federal de Rondonópolis

Advogada. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e em Direito pela UNIC Rondonópolis. Especialização em Direito Civil e Processo Civil pelo Grupo ATAME. MBA em Planejamento Tributário pela Unopar. 

Thamiris da Silva Porto Vona, Universidade Federal de Rondonópolis

Atualmente cursando Ciências Contábeis na Universidade Federal de Rondonópolis (2022). Com experiência na área de Analise de Gestão de Projetos e Controller.

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)