Clusters de perfis socioeconômicos e culturais de consumidores dos produtos lácteos de Campo Grande/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0013

Palavras-chave:

Agronegócio, Comportamento do Consumidor, Consumidor de lácteos, Leite UHT

Resumo

Esta pesquisa levantou informações sobre os perfis socioeconômicos e culturais dos consumidores de produtos lácteos da cidade de Campo Grande (MS) com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre esse mercado, especificamente, no que se refere ao comportamento do consumidor ao fazer suas escolhas por determinada marca de lácteo e oferecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias mercadológicas por parte das empresas agroindustriais do setor de lácteos localizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo, por meio da aplicação de um formulário estruturado a uma amostra aleatória da população adulta de Campo Grande (MS). Através do formulário foi identificado o perfil, os hábitos de compras, razões de compra e a satisfação dos consumidores. Verificou-se que o maior grupo de consumidores é composto por mulheres casadas que não possuem filhos, com renda de R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00. Os produtos lácteos com maior consumo foram o leite UHT, o queijo mussarela e o iogurte, cujos locais preferidos de compra desses produtos eram os supermercados/hipermercados. Os consumidores no momento da compra levavam em consideração o preço e compravam por hábito ou tradição, estando satisfeitos com a variedade de produtos lácteos oferecida em Campo Grande, (MS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleo Adriano da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor da Faculdade de Chapadão do Sul Administrador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Administração de Materiais e Logística.

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Otimização e Pesquisa Operacional e Controle Automático de Sistemas. É pesquisador da Fundação Manoel de Barros (FMB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES) que calcula a Inflação da cidade de Campo Grande (MS).

João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Mestrado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (2006) e cursa o Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UNIDERP). Coordena o MBA em Finanças e Controladoria e é Vice-Coordenador do MBA em Mercado de Capitais na UFMT. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciências Contábeis com ênfase em Finanças Empresariais. 

Raul Asseff Castelão, Universidade Anhanguera

Doutor e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp-Anhanguera (2018), MBA Executivo em Finanças pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV (2010) e graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa (2007). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Mato Grosso do Sul, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas (planejamento e avaliação), Mercado de Trabalho e Meio Ambiente. É conselheiro do Conselho Regional de Economia - 20º região e membro dos grupos de pesquisa GESREDES (Gestão do conhecimento, redes de inovação e desenvolvimento regional) e IEEIS (Laboratório de internacionalização empresarial, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade) da UFMS-CPAN.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)