Incidência da Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior no noroeste do Rio Grande do Sul

Autores

  • Vanessa Hasper Dessbesell Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Adriane Fabricio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Martinho Luís Kelm Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-4004-1574

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0005

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Trabalho docente, Esgotamento profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar a incidência da síndrome de burnout no trabalho em docentes de instituições de ensino superior. Burnout é aquilo que deixa de funcionar por falta de energia, ou seja, uma pessoa que não tem mais um bom desempenho físico e mental, que produz desgaste progressivo da relação do sujeito com sua atividade profissional. Trata-se de uma pesquisa descritiva tipo survey, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram 67 docentes de instituições de ensino superior no noroeste do Estado Rio Grande do Sul. O instrumento de pesquisa foi o Maslach Burnout Inventory Educators Survey (MBI-ED). Identificou-se que os docentes não apresentam burnout, mas 51,31% apresentam tendência ao seu desenvolvimento. As evidências contribuem para definição de ações estratégicas na área de gestão humana de pessoas nas instituições de ensino superior específicas ao grupo de docentes.O objetivo deste artigo é identificar a incidência da Síndrome de Burnout no trabalho em docentes de instituições de ensino superior. Burnout é aquilo que deixa de funcionar por falta de energia, ou seja, uma pessoa que não tem mais um bom desempenho físico e mental, que produz desgaste progressivo da relação do sujeito com sua atividade profissional. Trata-se de uma pesquisa descritiva tipo survey, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram 67 docentes de instituições de ensino superior no noroeste do Estado Rio Grande do Sul. O instrumento de pesquisa foi o Maslach Burnout Inventory Educators Survey (MBI-ED). Identificou-se que os docentes não apresentam burnout, mas 51,31% apresentam tendência ao seu desenvolvimento. As evidências contribuem para definição de ações estratégicas na área de gestão humana de pessoas nas instituições de ensino superior específicas ao grupo de docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Hasper Dessbesell, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), na área de concentração Gestão Empresarial, Bolsista CAPES PPGDES/UNIJUÍ, Bacharel em Administração pela UNIJUÍ. Experiência profissional em orientação empresarial/SEBRAE e na área administrativa no setor fiscal.

Adriane Fabricio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração (SETREM - 2009), mestrado em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM - 2013), doutoranda em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (PPGA/UFSM - 2016/2020). Experiência com graduação, pós-graduação, treinamentos e palestras com os seguintes temas: Desafios do mercado de trabalho; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégia de Pessoas; Comportamento Organizacional; Doenças comportamentais; Estresse e Trabalho; Riscos Psicossociais e sua relação com o ambiente de trabalho ; Qualidade de Vida no Trabalho; Florescimento no Trabalho; Engajamento; Comprometimento; Satisfação; Bem-estar; Mudança Organizacional; Métricas e Indicadores de GP e CO; Papel do Gestor na GP e CO; Comportamento Organizacional Positivo; Psicologia Positiva Aplicada a Gestão de Pessoas; Cenários e Tendências em Gestão de Pessoas; Metodologia da pesquisa.

Martinho Luís Kelm, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Foi professor adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, foi Vice-reitor de Administração no período de 2005 a 2010 e Reitor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul de 2011 a 2016, foi Presidente da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS no período 2011 a 2016 e atualmente é vice-presidente da FIDENE, foi presidente do COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas no período 2015/16, professor e pesquisador do corpo permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, atuando com as disciplinas de Responsabilidade Social Corporativa e Gestão e Governança Organizacional. Diretor do Sindilojas e Presidente do Hospital Bom Pastor de Ijuí.

Downloads

Publicado

2018-09-24