Processos de gestão de pessoas para a inclusão das pessoas com deficiência: um estudo em uma indústria do Noroeste Gaúcho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0009

Palavras-chave:

PcD, Gestão de Pessoas, Inclusão, Processos

Resumo

O estudo tem como objetivo geral identificar as práticas de Gestão de Pessoas (GP), na visão das PcD’s, líderes e gestor de RH, que promovem a efetiva inclusão das PcD’s em uma indústria metalúrgica de grande porte localizada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo adotou uma abordagem quali-quantitativa e descritiva dos dados. A coleta dos dados baseou-se em questionários semiestruturados e estruturados aplicados as PcD’s, líderes e gestor de RH, os quais foram adaptados do trabalho de Santos et al. (2017). Os resultados apontam que a percepção de satisfação em relação a efetiva inclusão dos PcD’s a partir dos processos de GP da empresa analisada na visão das PcD’s, líderes e RH nem sempre são as mesmas em algumas práticas. Em análise geral, para as PcD’s e para os líderes o nível é alto de satisfação, e para o RH está adequado às práticas de GP para inclusão, pois estão cumprindo a lei de cotas. Diante deste contexto, percebeu-se que a empresa em estudo cumpre a lei das cotas, mas não necessariamente isso significa que ela efetivamente inclua-os, visto que, incluir é mais que cumprir a lei. Também foi possível comparar este estudo ao de Santos et al. (2017) sendo possível identificar que há divergências no que tange a satisfação nas práticas de GP, mesmo as empresas estando inseridas na mesma região de atuação, e estarem cumprindo o que preconiza a lei das cotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catiane Widthauper Barbosa Breunig, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO BASICO PONCHO VERDE(2008). Atualmente é Assistente técnico de Manutenção da Bruning Tecnometal. Tem experiência na área de Administração.

Adriane Fabricio, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (PPGA/UFSM - 2016/2020); ), mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM - 2013); especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos (SETREM); Possui graduação em Administração (SETREM - 2009). Experiência com graduação, pós-graduação, treinamentos, palestras e consultoria com os seguintes temas: Desafios do mercado de trabalho; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégia de Pessoas; Comportamento Organizacional; Doenças comportamentais; Estresse e Trabalho; Riscos Psicossociais e sua relação com o ambiente de trabalho ; Qualidade de Vida no Trabalho; Florescimento no Trabalho; Engajamento; Comprometimento; Satisfação; Bem-estar; Mudança Organizacional; Métricas e Indicadores de GP e CO; Papel do Gestor na GP e CO; Comportamento Organizacional Positivo; Psicologia Positiva Aplicada a Gestão de Pessoas; Cenários e Tendências em Gestão de Pessoas; Metodologia da pesquisa. E-mail para contato: adrianefabricio@yahoo.com.br 

Edi Branco da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação das Ciências. Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Gestão de Organizações e do Desenvolvimento. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Organizacional. Ensino Superior em Administração e Pedagogia. Pesquisadora PROSUC/CAPES (UNIJUI). Vide informações abaixo.

Downloads

Publicado

2021-11-08