Os processos de gestão de pessoas a partir da inclusão de pessoas com deficiência

Autores

  • Luis Fernando Irgang dos Santos Halmstad University
  • Adriane Fabricio Universidade Federal de Santa Maria
  • Liane Beatriz Rotili Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-4425-5892
  • Daniel Knebel Baggio Universidad de Zaragoza

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0004

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, Inclusão, Pessoas com deficiência, PcD’s, Lei de cotas

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a satisfação dos colaboradores com deficiência e a percepção de seus colegas de trabalho quanto as práticas de gestão de pessoas, frente a inclusão e a lei de cotas, em uma Cooperativa de Saúde da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Quanto ao método, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo os dados obtidos através de aplicação de questionário estruturado a 25 profissionais enquadrados como pessoas com deficiência (PcD’s) e 33 colegas de trabalho sem deficiência que atuam em áreas onde as PcD’s estão inseridas. Para análise dos dados se realizou uma triangulação entre os dados obtidos com as PcD’s e colegas de trabalho a partir de cinco dos seis processos de gestão de pessoas definidos pelo autor Chiavenato (2010): agregar, aplicar, recompensar, desenvolver e manter. O estudo evidenciou que os processos de gestão de pessoas na organização em estudo promovem a efetiva inclusão de PcD’s, pois os profissionais com deficiência, em sua maioria, sentem-se satisfeitos, sendo que a maioria dos seus colegas também possui essa percepção, entendendo que a inclusão ocorre não apenas para o cumprimento da lei de cotas, pois há o compromisso da organização com o desenvolvimento das pessoas com deficiência enquanto sujeitos e cidadãos, sendo lhe devolvida a dignidade outrora perdida em meio à discriminação e segregação praticadas pela sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Irgang dos Santos, Halmstad University

Estudante de Ph.D. em Ciências da Inovação da Universidade de Halmstad - Suécia. Aluno do Programa de Mestrado em Administração da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Bacharel em Administração pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Possui Curso Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Estadual 25 de Julho. Tem experiência na área de Administração de Empresas, com foco em vendas e Gestão Comercial. Possui interesses na Área de Ciências Sociais Aplicadas com foco em Gestão da Inovação. Atualmente é Ator e Humorista e desenvolve trabalhos artísticos de forma independente.

Adriane Fabricio, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração (SETREM - 2009), mestrado em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM - 2013), doutoranda em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (PPGA/UFSM - 2016/2020). Experiência com graduação, pós-graduação, treinamentos e palestras com os seguintes temas: Desafios do mercado de trabalho; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégia de Pessoas; Comportamento Organizacional; Doenças comportamentais; Estresse e Trabalho; Riscos Psicossociais e sua relação com o ambiente de trabalho ; Qualidade de Vida no Trabalho; Florescimento no Trabalho; Engajamento; Comprometimento; Satisfação; Bem-estar; Mudança Organizacional; Métricas e Indicadores de GP e CO; Papel do Gestor na GP e CO; Comportamento Organizacional Positivo; Psicologia Positiva Aplicada a Gestão de Pessoas; Cenários e Tendências em Gestão de Pessoas; Metodologia da pesquisa.

Liane Beatriz Rotili, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Bolsista CAPES, Bacharel em Administração pela UNIJUÍ, Registro no CRA/RS Nº 047902. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Comportamento, Estresse e Trabalho (GPCET) do PPGA/UFSM. Participa do Grupo de Estudos e Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento - GPCOM, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Cursa Licenciatura em História EAD pela UNIJUÍ. Atuou como bolsista CNPq/FAPERGS/UNIJUÍ no projeto História pela Fotografia II do Grupo de Pesquisa Cultura visual, imagem e história (UNICAMP). Possui interesses na Área de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Desenvolvimento Humano e Social por meio da Educação e Administração Sustentável.

Daniel Knebel Baggio, Universidad de Zaragoza

Possui graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2005), Mestrado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2007) e Doutorado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2012) revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Universidade Regional Integrada (URI). Investigador pela Universidade de Zaragoza, integrando o Grupo de Investigación en Economia Financiera (GIECOFIN), da UNIJUI, integrando o Grupo de Pesquisa em Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento (GPCOM) e da URI, integrando o Grupo de Pesquisa de Métodos Aplicados à Gestão Organizacional (MAGO). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Mercado de Capitais, Fundos e Análise de Investimentos, Governança Corporativa, Empreendedorismo, Jogos Empresariais e Métodos Quantitativos de Pesquisa.

Downloads

Publicado

2017-09-14