Competências e habilidades para empregabilidade dos egressos de administração: a experiência de uma universidade gaúcha

Autores

  • Eliana Ribas Maciel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ana Claudia Bueno Grando Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Jessica Casali Turcato Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-1982-6868
  • Marinês Ribas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Martinho Luís Kelm Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-4004-1574

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.001.0001

Palavras-chave:

Curso de Administração, Empregabilidade, Competências

Resumo

Este estudo tem como premissa a relevância da formação de bacharéis do curso de Administração com as competências requeridas pelas organizações e as habilidades para atuar em diferentes modelos e níveis organizacionais. Possui como objetivo apresentar as percepções dos egressos de uma universidade comunitária localizada na região Noroeste do Rio Grande do Sul e dos empregadores desses egressos a partir das oito competências citadas nas diretrizes curriculares do MEC. Estas oito competências são tipificadas por Fonseca et al. (2007) como transversais e técnicas, as competências transversais são àquelas que têm foco no desenvolvimento individual e social, e as competências técnicas enfatizam o desenvolvimento profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos é uma pesquisa de cunho bibliográfico, documental e estudo de caso, que culminou com a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que, na percepção das amostras, o egresso tem dificuldade em relacionar a teoria com a prática e carecem de experiência gerencial, entretanto, é apontada como fatores positivos: a aprendizagem nas diferentes áreas organizacionais, a participação em eventos, à realização de estágios e a formação em uma universidade bem-conceituada pelo MEC. Desta forma, o desafio da empregabilidade dos egressos está em integrar o conhecimento teórico de sala de aula, a habilidade técnica e um comportamento adequado ao profissional da Administração que as organizações requerem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Ribas Maciel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ). Professora do curso de Ciências Contáveis do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUI).

Graduada em Ciências Contábeis (1993) e em Administração(2010) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Especialização em Contabilidade gerencial e Mestrado em Gestão, Desenvolvimento e Cidadania pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (2006). Professora Efetiva Assistente e Assessora da Vice-Reitoria de Administração da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem experiência acadêmica e profissional na área das Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em controladoria, análise de demonstrativos contábeis, responsabilidade social, custos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema, análise, custos, processo decisório e gestão

Ana Claudia Bueno Grando, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Jessica Casali Turcato, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) como bolsista CAPES. Cursa Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2019). Bacharel em Administração pela UNIJUÍ. Pesquisadora das temáticas de governança colaborativa, relações interorganizacionais, ambientes de inovação e ecossistemas de inovação no Grupo de pesquisa "Gestão Estratégica no Contexto da Competitividade e do Desenvolvimento Local e Regional" do PPGDES/UNIJUÍ. Professora na Faculdade América Latina - FAL. Atuou por 5 anos no meio empresarial com experiência nos setores administrativos como compras e comercial.

Marinês Ribas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Graduada em Ciências Contábeis (1993) e Administração (2014), especialista em Contabilidade Gerencial (1999), mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania (2006), todos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Foi professora titular (2007/2008) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (unidade de Cachoeira do Sul - RS), bem como coordenadora do Curso de Administração Rural e Agroindustrial; e professora de contabilidade (2008/2009) na Faculdade Rio Claro (unidade de Ijuí/RS). Atua como gestora Financeira e Administrativa. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração financeira, teoria contábil, contabilidade gerencial, análise de demostrativos contábeis gerenciais, auditoria, gestão, alinhamento organizacional, responsabilidade social, SA 8000, redes de cooperação, consultoria.

Martinho Luís Kelm, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor do curso de Ciências Contáveis do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUI) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDES/UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2018-09-24