Competências e habilidades para empregabilidade dos egressos de administração: a experiência de uma universidade gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.001.0001Palavras-chave:
Curso de Administração, Empregabilidade, CompetênciasResumo
Este estudo tem como premissa a relevância da formação de bacharéis do curso de Administração com as competências requeridas pelas organizações e as habilidades para atuar em diferentes modelos e níveis organizacionais. Possui como objetivo apresentar as percepções dos egressos de uma universidade comunitária localizada na região Noroeste do Rio Grande do Sul e dos empregadores desses egressos a partir das oito competências citadas nas diretrizes curriculares do MEC. Estas oito competências são tipificadas por Fonseca et al. (2007) como transversais e técnicas, as competências transversais são àquelas que têm foco no desenvolvimento individual e social, e as competências técnicas enfatizam o desenvolvimento profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos é uma pesquisa de cunho bibliográfico, documental e estudo de caso, que culminou com a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que, na percepção das amostras, o egresso tem dificuldade em relacionar a teoria com a prática e carecem de experiência gerencial, entretanto, é apontada como fatores positivos: a aprendizagem nas diferentes áreas organizacionais, a participação em eventos, à realização de estágios e a formação em uma universidade bem-conceituada pelo MEC. Desta forma, o desafio da empregabilidade dos egressos está em integrar o conhecimento teórico de sala de aula, a habilidade técnica e um comportamento adequado ao profissional da Administração que as organizações requerem.
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