Skills and skills for employability of administration grades: the experience of a Brazilian university

Authors

  • Eliana Ribas Maciel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ana Claudia Bueno Grando Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Jessica Casali Turcato Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-1982-6868
  • Marinês Ribas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Martinho Luís Kelm Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-4004-1574

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.001.0001

Keywords:

Administration Course, Employability, Skills

Abstract

This study has as premise the relevance of the bachelors training of the Administration course with the competencies required by the organizations and the abilities to act in different models and organizational levels. It aims to present the perceptions of the graduates of a community university located in the Northwest region of Rio Grande do Sul and the employers of these graduates from the eight competencies cited in the curricular guidelines of the MEC. These eight competencies are typified by Fonseca et al. (2007) as transversal and technical, transversal competences are those that focus on individual and social development, and technical skills emphasize professional development. It is characterized as an applied, exploratory, descriptive and qualitative research. From the point of view of the technical procedures is a research of bibliographical, documentary and case study, culminating with the content analysis. The results show that, in the perception of the samples, the egress has difficulty in relating the theory to the practice and lack management experience, however, it is pointed out as positive factors: learning in the different organizational areas, participation in events, internships and training at a university well-regarded by the MEC. In this way, the challenge of the graduates' employability lies in integrating the theoretical knowledge of the classroom, the technical skill and behavior appropriate to the professional of the Administration that the organizations require.

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Author Biographies

Eliana Ribas Maciel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ). Professora do curso de Ciências Contáveis do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUI).

Graduada em Ciências Contábeis (1993) e em Administração(2010) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Especialização em Contabilidade gerencial e Mestrado em Gestão, Desenvolvimento e Cidadania pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (2006). Professora Efetiva Assistente e Assessora da Vice-Reitoria de Administração da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem experiência acadêmica e profissional na área das Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em controladoria, análise de demonstrativos contábeis, responsabilidade social, custos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema, análise, custos, processo decisório e gestão

Ana Claudia Bueno Grando, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Jessica Casali Turcato, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) como bolsista CAPES. Cursa Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2019). Bacharel em Administração pela UNIJUÍ. Pesquisadora das temáticas de governança colaborativa, relações interorganizacionais, ambientes de inovação e ecossistemas de inovação no Grupo de pesquisa "Gestão Estratégica no Contexto da Competitividade e do Desenvolvimento Local e Regional" do PPGDES/UNIJUÍ. Professora na Faculdade América Latina - FAL. Atuou por 5 anos no meio empresarial com experiência nos setores administrativos como compras e comercial.

Marinês Ribas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Graduada em Ciências Contábeis (1993) e Administração (2014), especialista em Contabilidade Gerencial (1999), mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania (2006), todos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Foi professora titular (2007/2008) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (unidade de Cachoeira do Sul - RS), bem como coordenadora do Curso de Administração Rural e Agroindustrial; e professora de contabilidade (2008/2009) na Faculdade Rio Claro (unidade de Ijuí/RS). Atua como gestora Financeira e Administrativa. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração financeira, teoria contábil, contabilidade gerencial, análise de demostrativos contábeis gerenciais, auditoria, gestão, alinhamento organizacional, responsabilidade social, SA 8000, redes de cooperação, consultoria.

Martinho Luís Kelm, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor do curso de Ciências Contáveis do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUI) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDES/UNIJUÍ).

Published

2018-09-24