Prazer e sofrimento no trabalho: estudo com mulheres terceirizadas que atuam nos serviços gerais em uma Instituição Federal de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0004Palavras-chave:
Psicodinâmica do trabalho, Prazer no trabalho, Sofrimento no trabalho, TerceirizaçãoResumo
Este estudo buscou descrever e analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de mulheres terceirizadas que atuam nos serviços gerais em uma Instituição Pública de Ensino Superior no estado de Minas Gerais. Com vista a atender os objetivos da pesquisa, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de cinco entrevistas semiestruturadas com mulheres terceirizados que atuam na Instituição pesquisada. Os principais resultados apontaram que as entrevistadas consideram o seu trabalho prazeroso e tranquilo, possuindo tempo disponível para realização das tarefas. Com relação ao sentido do trabalho, as vivências de prazer se manifestam por meio dos incentivos, elogios e orgulho pelo trabalho realizado e recompensa financeira. As vivências de sofrimento foram manifestadas pelas cobranças excessivas, pela falta de reconhecimento, pelo monitoramento excessivo e a falta de liberdade para trabalhar. As mulheres utilizam estratégias individuais para lidar com a fiscalização e a cobrança por desempenho e procuram exercitar o autocontrole, desabafar com colegas do trabalho, relaxar e voltar-se para a família. Em se tratando de danos físicos, as entrevistadas sofrem com tendinite, problemas de coluna, problemas de circulação e hérnia de disco. Em termos de danos psicossociais, elas vivenciaram conflitos nas relações familiares ou sociais em decorrência da situação de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.