Prazer e sofrimento no trabalho: estudo com mulheres terceirizadas que atuam nos serviços gerais em uma Instituição Federal de Ensino Superior

Autores

  • Josane Sodré Cupertino Silva Centro Universitário Unihorizontes
  • Fernando Coutinho Garcia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0004

Palavras-chave:

Psicodinâmica do trabalho, Prazer no trabalho, Sofrimento no trabalho, Terceirização

Resumo

Este estudo buscou descrever e analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de mulheres terceirizadas que atuam nos serviços gerais em uma Instituição Pública de Ensino Superior no estado de Minas Gerais. Com vista a atender os objetivos da pesquisa, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de cinco entrevistas semiestruturadas com mulheres terceirizados que atuam na Instituição pesquisada. Os principais resultados apontaram que as entrevistadas consideram o seu trabalho prazeroso e tranquilo, possuindo tempo disponível para realização das tarefas. Com relação ao sentido do trabalho, as vivências de prazer se manifestam por meio dos incentivos, elogios e orgulho pelo trabalho realizado e recompensa financeira. As vivências de sofrimento foram manifestadas pelas cobranças excessivas, pela falta de reconhecimento, pelo monitoramento excessivo e a falta de liberdade para trabalhar. As mulheres utilizam estratégias individuais para lidar com a fiscalização e a cobrança por desempenho e procuram exercitar o autocontrole, desabafar com colegas do trabalho, relaxar e voltar-se para a família. Em se tratando de danos físicos, as entrevistadas sofrem com tendinite, problemas de coluna, problemas de circulação e hérnia de disco. Em termos de danos psicossociais, elas vivenciaram conflitos nas relações familiares ou sociais em decorrência da situação de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josane Sodré Cupertino Silva, Centro Universitário Unihorizontes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa(1990) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes (2019). Atualmente é Auxiliar em Administração da Universidade Federal de Viçosa. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicodinâmica do trabalho, Prazer no trabalho, Sofrimento no trabalho, Terceirização.

Fernando Coutinho Garcia, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1977) e Pós-Doutorado em Sociologia do Trabalho pela Università di Roma(1997).Professor Adjunto IV aposentado do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, onde atuou nos cursos de graduação. mestrado e doutorado em Administração, e exerceu os cargos de Pró-Reitor de administração e Coordenador do Curso de Doutorado. Foi professor titular do Centro Universitário Unihorizontes , nos cursos de graduação e mestrado em Administração, onde realizou pesquisas nos seguintes temas : Gestão de Pessoas e Relações de traballho e Poder nas organizações. Publicou um livro,Organizou 4 (quatro), Publicou 14(quatorze) capítulos, 57(cinquenta e sete) artigos em periódicos nacionais e 61(sessenta e um) artigos em anais de eventos nacionais e internacionais. Orientou 114 (cento e quatorze) dissertações de mestrado e duas teses de doutorado.

Downloads

Publicado

2018-09-24