Mercantilização do ensino superior: uma análise sob a ótica dos coordenadores de curso de instituição privada

Autores

  • Flávia Sousa Alvim Centro Universitário Unihorizontes
  • Fernando Coutinho Garcia Centro Universitário Unihorizontes

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0001

Palavras-chave:

Mercantilização do ensino, Ensino superior, Coordenadores de curso, Popularização do ensino

Resumo

Após a Reforma política do Estado em 1990, houve uma propagação do ensino superior no país com a criação de programas que facilitassem a entrada dos alunos nos curso de ensino superior. Levando em consideração as tendências educacionais do mercado e o aumento das instituições privadas com mudanças na organização, o presente artigo tem como objetivo principal analisar como os coordenadores do ensino superior privado avaliam a crescente mercantilização das instituições educacionais. Para alcançar esse objetivo, inicialmente buscaram-se autores que abordassem os assuntos pertinentes ao tema, e de uma forma gradativa foram apresentados no referencial. Foram levantados aspectos importantes como o surgimento da mercantilização do ensino e suas principais consequências para a educação, e mais precisamente os seus impactos na função dos coordenadores de curso. A fim de um embasamento prático, para corroborar o que foi levantado na fundamentação teórica, como metodologia utilizou-se de entrevista em profundidade, com coordenadores de ensino superior de instituições privadas mercantilizadas. Os dados foram manipulados através da analise de conteúdo. Como resultado principal, essas entrevistas apontaram que 70% dos entrevistados concordam que hoje há uma crescente mercantilização do ensino e 90% concordam que esse processo compromete tanto a qualidade do ensino quanto à execução de suas funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Sousa Alvim, Centro Universitário Unihorizontes

Mestra em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Especialista em Atenção Primária com Ênfase na Estratégia na Saúde da Família pela Faculdade Pitágoras. Graduada em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações , UNINCOR. Experiência em PSF como enfermeira. Experiência com preceptoria de estágio acadêmico em PSF e em Urgência e Emergência, em docência do curso de Enfermagem. Habilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação, facilidade em ministrar palestras e falar em público. Área de pesquisa: Organizações e Relações de Trabalho. 

Fernando Coutinho Garcia, Centro Universitário Unihorizontes

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1977) e Pós-Doutorado em Sociologia do Trabalho pela Università di Roma(1997).Professor Adjunto IV aposentado do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, onde atuou nos cursos de graduação. mestrado e doutorado em Administração, e exerceu os cargos de Pró-Reitor de administração e Coordenador do Curso de Doutorado. Foi professor titular do Centro Universitário Unihorizontes , nos cursos de graduação e mestrado em Administração, onde realizou pesquisas nos seguintes temas : Gestão de Pessoas e Relações de traballho e Poder nas organizações. Publicou um livro,Organizou 4 (quatro), Publicou 14(quatorze) capítulos, 57(cinquenta e sete) artigos em periódicos nacionais e 61(sessenta e um) artigos em anais de eventos nacionais e internacionais. Orientou 114 (cento e quatorze) dissertações de mestrado e duas teses de doutorado.

Downloads

Publicado

2017-09-13