Mercantilização do ensino superior: uma análise sob a ótica dos coordenadores de curso de instituição privada
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0001Palavras-chave:
Mercantilização do ensino, Ensino superior, Coordenadores de curso, Popularização do ensinoResumo
Após a Reforma política do Estado em 1990, houve uma propagação do ensino superior no país com a criação de programas que facilitassem a entrada dos alunos nos curso de ensino superior. Levando em consideração as tendências educacionais do mercado e o aumento das instituições privadas com mudanças na organização, o presente artigo tem como objetivo principal analisar como os coordenadores do ensino superior privado avaliam a crescente mercantilização das instituições educacionais. Para alcançar esse objetivo, inicialmente buscaram-se autores que abordassem os assuntos pertinentes ao tema, e de uma forma gradativa foram apresentados no referencial. Foram levantados aspectos importantes como o surgimento da mercantilização do ensino e suas principais consequências para a educação, e mais precisamente os seus impactos na função dos coordenadores de curso. A fim de um embasamento prático, para corroborar o que foi levantado na fundamentação teórica, como metodologia utilizou-se de entrevista em profundidade, com coordenadores de ensino superior de instituições privadas mercantilizadas. Os dados foram manipulados através da analise de conteúdo. Como resultado principal, essas entrevistas apontaram que 70% dos entrevistados concordam que hoje há uma crescente mercantilização do ensino e 90% concordam que esse processo compromete tanto a qualidade do ensino quanto à execução de suas funções.
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