Gerenciamento de riscos em projetos de consultoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.001.0002

Palavras-chave:

Gerenciamento de Risco, Prestação de Serviço, Projetos

Resumo

Tendo em vista que quaisquer organizações não estão livres de cometerem falhas e correr riscos, o presente trabalho traz a integração de alguns métodos de Gerenciamento de Risco que foram capazes de identificar, analisar e avaliar riscos dentro dos projetos de uma empresa de prestação de serviços. Apesar do gerenciamento de risco ser um processo capaz de ser empregado em diversos tipos de organizações e situações, muitas organizações não tem o conhecimento de suas técnicas. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as falhas capazes de trazer consequências negativas para os projetos da empresa, além de identificar as falhas nos projetos, a pesquisa também identificou as causas de cada uma das falhas, bem como, para cada falha identificada foi sugerida ações capazes de mitiga-las. Entre os métodos utilizados estão as técnicas de Brainstorming, Análise de Causa Raiz, Diagrama de Causa e Efeito e a Análise de Modos de Falhas. Como resultados alcançados, foi verificado que o trabalho está dentro dos passos da norma ISO 31000 que conta com identificação, análise e avaliação de riscos. Ademais, este trabalho também conta coma determinação de ações corretivas. O artigo contribui como uma pesquisa empírica no ramo de Gerenciamento de Risco voltado a projetos de prestação de serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Pereira Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2015). Consultor de negócios pela empresa Ribeiros dos Santos Assessoria Empresarial desde 2011. Presta serviço de consultoria e gestão a diferentes ramos, desde comércio a prestação de serviço e indústria. Entre as atividades exercidas estão criação e análise de Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE), Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), Previsão Orçamentaria, Previsão de Cenários, Desenvolvimento e Acompanhamento de Estratégias, Análise Comercial de produtos, margens de venda e vendedores, Avaliação de Empresas (Valuation) e Estudo de Enquadramento Tributário e Análise de Viabilidade (Plano de Negócios).

Ualison Rébula Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui Pós Doutorado em Gerenciamento de Riscos de Cadeias de Suprimentos pela UNESP. É Doutor em Engenharia pela UNESP, Mestre em Sistemas de Gestão da Qualidade pela UFF e Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Mecânica e em Administração de Empresas, possui 15 anos de experiência profissional adquirida em organização de grande porte. É professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Possui experiência como coordenador de cursos de graduação e especialização, além de atuar como docente há quase vinte anos. No ano de 2009 teve sua Tese de Doutorado premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) como uma das melhores Teses de Doutorado em Engenharia de Produção de todo o Brasil. Desde 2010 é coordenador geral da comissão organizadora do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT). Desde 2011 é Líder do Grupo de Pesquisa FINANMPEG. Atualmente é professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense (Niterói). Também é professor dos programas de Mestrado Profissional em Administração (Volta Redonda) e em Sistemas de Gestão (Niterói), ambos pertencentes à Universidade Federal Fluminense. Possui interesse em pesquisas sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento de Riscos Operacionais nas organizações.

Downloads

Publicado

2018-09-24