Princípios de lean manufacturing em uma empresa do setor cimenteiro

Autores

  • Paola de Oliveira Pinto Universidade da Região da Campanha
  • Ualison Rébula Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0022

Palavras-chave:

Lean Manufacturing, logística, balança rodoviária

Resumo

O presente trabalho tem como propósito o estudo das filas de veículos em uma balança rodoviária de uma indústria cimenteira localizada no Estado do Rio de Janeiro, em que através de um estudo de caso, objetiva-se a otimização dos processos desta balança. O objetivo principal é a eliminação destas filas de veículos, estabelecendo um conjunto de atividades essenciais padrão para a boa execução do fluxo de produção e transporte, dentro da capacidade operacional, excluindo o desperdício, a fim de obter um processo otimizado na balança da área interessada. Como ferramentas deste trabalho, foram utilizadas o Estudo de Tempos de Movimentos, como instrumento básico para levantamento das informações e análise do cenário; e tópicos da cultura Lean Thinking, como método de avaliação das atividades essenciais ao processo e as causas de desperdício. Além delas, porém não menos importantes, empregou-se as ferramentas de Brainstorm, Matriz de Decisão e 5W1H, como levantamento, priorização e gerenciamento dos projetos de melhoria. Os resultados mostraram as principais causas de desperdício, culminando, principalmente, na mudança do modal de transporte e no sequenciamento de atividades. Por fim, conclui-se que as filas de veículos geravam uma interrupção indesejada na execução do fluxo, sendo necessário algumas ações para aumento de produtividade do setor da balança rodoviária.

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Biografia do Autor

Paola de Oliveira Pinto, Universidade da Região da Campanha

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Carlos Antônio Kluwe(2011).

Ualison Rébula Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui Pós Doutorado em Gerenciamento de Riscos de Cadeias de Suprimentos pela UNESP. É Doutor em Engenharia pela UNESP, Mestre em Sistemas de Gestão da Qualidade pela UFF e Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Mecânica e em Administração de Empresas, possui 15 anos de experiência profissional adquirida em organização de grande porte. É professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Possui experiência como coordenador de cursos de graduação e especialização, além de atuar como docente há quase vinte anos. No ano de 2009 teve sua Tese de Doutorado premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) como uma das melhores Teses de Doutorado em Engenharia de Produção de todo o Brasil. Desde 2010 é coordenador geral da comissão organizadora do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT). Desde 2011 é Líder do Grupo de Pesquisa FINANMPEG. Atualmente é professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense (Niterói). Também é professor dos programas de Mestrado Profissional em Administração (Volta Redonda) e em Sistemas de Gestão (Niterói), ambos pertencentes à Universidade Federal Fluminense. Possui interesse em pesquisas sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento de Riscos Operacionais nas organizações. 

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Publicado

2017-05-10