Supply Chain Risk Management (SCRM): uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Gabriela Costa Dias Universidade Federal Fluminense
  • Aldara Da Silva Cesar Universidade Federal Fluminense
  • Ualison Rébula Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0014

Palavras-chave:

Gerenciamento de Risco, Cadeia de Suprimentos, SCRM.

Resumo

A Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos (SCRM) é considerada uma forma de atingir vantagem competitiva, uma vez que se baseia em sua habilidade de encarar e de se adaptar aos ambientes complexos e que expõe às Cadeias de Suprimentos a riscos constantes. No Brasil, SCRM é um tema relativamente novo, onde quase não publicações na base de dados da Scielo. Assim, esse artigo possui como objetivo principal tornar o assunto mais explícito e conhecido no Brasil, de forma que esse tema seja de conhecimento de profissionais, pesquisadores e acadêmicos. Metodologicamente a pesquisa é suportada por uma Revisão Sistemática da Literatura. O presente material traz uma revisão bibliográfica, considerando artigos de 2004 (ano da primeira publicação sobre o tema no mundo) a 2015. Partindo de uma revisão sobre Risco, Gerenciamento de Risco, Cadeia de Suprimentos, Gerenciamento da Cadeia até chegar em SCRM, apresenta-se o seu conceito, histórico, relevância e faz-se uma compilação sobre os modelos de gerenciamento de riscos apresentados. Como parte dos resultados, observaram-se divergências dos autores pesquisados sobre a classificação dos riscos na cadeia e os modelos para gerenciá-los. A relevância do tema está na capacidade de minimização de prejuízos de grandes cifras na Cadeia de Suprimentos das organizações com base na administração dos conceitos aqui abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Costa Dias, Universidade Federal Fluminense

Mestranda no Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal Fluminense - UFF, experiência profissional como Analista de Custos na indústria automotiva e experiência no exterior, academicamente no ISCAC em Coimbra - PT e profissionalmente como Analista Administrativo na Vodafone. Como atividades extracurriculares, fui membro-pesquisadora do Programa de Educação Tutorial na área de Economia Solidária e Gestão Social. 

Aldara Da Silva Cesar, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Agronegócios1 da Universidade Federal Fluminense (UFF) (Campus de Volta Redonda-RJ) e responsável pelo Grupo de Análise de Sistemas Agroindustriais (GASA). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Sua tese foi indicada pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção/ UFSCar para concorrer ao Prêmio Capes de melhor tese em 2013. Membro do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município de Volta Redonda desde 2017. Esteve na University of New England (NSW-Austrália) por um ano (2018 - 2019) como visiting schollar - Endeavour Program/ Professor Visitante Junior - CAPES para desenvolver discussões acerca de medições sobre desperdício de alimentos e redistribuição de alimentos por meio de banco de alimentos. Atualmente compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Administração3 (ambos da UFF - Volta Redonda) e Mestrado em Sistema de Gestão. Na graduação leciona as disciplinas de Planejamento Estratégico Agroindustrial e Gestão de Pessoas no Agronegócio, e na pós-graduação leciona a disciplina de Gestão de Cadeias Produtivas. Possui experiência em estudos ligados ao Sistema Agroindustrial: Diagnóstico, Planejamento Estratégico, Gestão de Cadeia de Suprimentos e de Cadeias Produtivas. Seus principais estudos se concentram em cadeias do agronegócio e de energias renováveis. (1http://www.vea.uff.br/ 2 http://www.pgta.uff.br/)/ 3http://www.ppga.uff.br/site/ 4http://www.latec.uff.br/)

Ualison Rébula Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui Pós Doutorado em Gerenciamento de Riscos de Cadeias de Suprimentos pela UNESP. É Doutor em Engenharia pela UNESP, Mestre em Sistemas de Gestão da Qualidade pela UFF e Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Mecânica e em Administração de Empresas, possui 15 anos de experiência profissional adquirida em organização de grande porte. É professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Possui experiência como coordenador de cursos de graduação e especialização, além de atuar como docente há quase vinte anos. No ano de 2009 teve sua Tese de Doutorado premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) como uma das melhores Teses de Doutorado em Engenharia de Produção de todo o Brasil. Desde 2010 é coordenador geral da comissão organizadora do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT). Desde 2011 é Líder do Grupo de Pesquisa FINANMPEG. Atualmente é professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense (Niterói). Também é professor dos programas de Mestrado Profissional em Administração (Volta Redonda) e em Sistemas de Gestão (Niterói), ambos pertencentes à Universidade Federal Fluminense. Possui interesse em pesquisas sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento de Riscos Operacionais nas organizações.

Downloads

Publicado

2017-08-29