Facilitadores e dificultadores do empreendedorismo: a percepção de alunos do curso de administração em uma universidade no Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0008

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Facilitadores, Dificultadores, Administração, Riscos

Resumo

Atualmente surgem diversas novas empresas no mercado e entre os vários segmentos, sendo o empreendedorismo um processo amplo que deve ser compreendido em suas vertentes em especial no que diz respeito aos fatores que influenciam na escolha de empreender. Este estudo tem como objetivo identificar facilitadores e dificultadores ao empreendedorismo sob a percepção de 129 alunos do curso de Administração de uma Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva por meio da estatística descritiva. Os principais resultados destacam que os estudantes pesquisados revelam ter disposição de empreender, acreditam ter uma ideia inovadora, conhecimento técnico e possuir habilidade para gestão do negócio. Entretanto, não conhecem as leis e códigos afetos ao empreendedorismo, não possuem recursos para iniciar o negócio, além de revelarem acreditar que a carga tributária, a legislação trabalhista e situação econômica do país, bem como a dificuldade de acesso a crédito e inexistência de programas governamentais de orientação são barreiras ao empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antunizia Gomes, Instituto Federal do Ceará

Doutoranda em Administração Universidade Potiguar, UNP, Mestre em Administração pela Universidade Potiguar UNP. MBA em Administração de Recursos Humanos ATENEU, Especialista em Docência na Educação Profissional FAVENI. Graduação em Administração de Empresa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Tem experiência como professora Universitária nas referidas áreas Administração Geral, Gestão de Pessoas, Iniciação Empresarial, Marketing, Empreendedorismo. Possui experiência também com Consultorias Empresariais nas áreas de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial e Recursos Humanos, Empreendedorismo e Marketing e organização de eventos. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. É membro dos Grupo de Pesquisa Gestão, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS) do IFCE.

Eduardo Paulo Almeida de SantAnna, Universidade Potiguar

Doutorando pela Universidade Federal RN (CCET - PPGDem), Mestre pela Universidade Potiguar (MAA - UnP RN), especializado em Administração de Empresas pela UFBA, Especializado em Economia e Administração pela FGV e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela UFMT. É formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú e em Administração pela Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino. Professor com formação em engajamento por interesse e motivação de alunos por instituição internacional (Finlândia), tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Pesquisador nas linhas de pesquisa de estratégia, organização e inovação. Pesquisa interdisciplinar com ênfase em meio ambiente, sustentabilidade e turismo e desenvolvimento regional. 

Eliana Andrea Severo, Universidade Federal do Pernambuco

Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Pesquisas na áreas de Organizações, Sustentabilidade Ambiental, Inovação, Estratégia, Empreendedorismo, Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas e Pesquisa Quantitativa. Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Departamento de Ciências Administrativas (DCA). Membro da Comissão de Gestão: Inovação e Oferta de Serviços do CCSA e do DCA da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq "Inova+Sustentabilidade: Inovação e Triple Bottom Line". Publicações: 181 Artigos em Periódicos Científicos (Nacionais/Internacionais); 03 Livros Organizados; 44 Capítulos de Livros (Nacionais/Internacionais); 202 Artigos em Anais de Eventos (Nacionais/Internacionais). Avaliadora de 69 Periódicos Nacionais e Internacionais. Editora-Chefe da Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA. Membro do Conselho Editorial de Revistas Científicas Brasileiras: Revista Brasileira de Gestão e Inovação; Connexio - Revista Científica da Escola de Gestão e Negócios; Revista Metropolitana de Governança Corporativa; e, Revista Global Manager. Internacionalmente atua como Membro Editorial nos Journals: Honorary Member of the Editorial Board of the IJBST Group of Journals; Member Editorial Board of the International Journal of Social and Educational Sciences (USBED); Editorial Board Member of International Journal of Advance Study and Research Work (IJASRW); Editorial Board Member of the Global Research and Development Journals (GRD); Editorial Board of Sustainable Consumption; Board Member of the Data Science and Decision Making; Editorial Board Members World Journal of Current Scientific Research. Organizing member of the Scientific Committee? of the Online International Multidisciplinary Conference on Recent Trends in Environmental Science and Management (IMCRTESM-2021), Guest Editor e Eminent Speaker. Research ID: K-5560-2014; ORCID: 0000-0002-5970-4032. Possui Fator H ISI-Web of Science = 11; Fator H Scopus = 12; Google Academic - Fator H = 18 e Fator i10 = 40.

Publicado

2022-05-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)