Percepções de gestores de incubadoras e empresas incubadas sobre o processo de incubação

Autores

  • Gisele Costa Rabello Faculdade Meridional
  • Gabriele Rodrigues Faculdade Meridional
  • Eliana Andréa Severo Universidade Potiguar
  • Amilton Rodrigo De Quadros Martins Faculdade Meridional

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0015

Palavras-chave:

Incubadoras, Incubadas, Empreendedorismo, Inovação

Resumo

A criação, desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas frente a um cenário competitivo geram instabilidades e incertezas. Para que isso não ocorra, as empresas buscam estratégias que auxiliem sua estabilidade nesse mercado. As incubadoras de empresas colocam à disposição essas garantias oferecendo serviços que amparem as incubadoras. A pesquisa teve como objetivo identificar as percepções de gestores de incubadoras e incubadas sobre o processo de incubação. Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi por meio de questionário semiestruturado respondidos por 4 gestores de incubadoras e 11 gestores de empresas incubadas. A análise de dados foi realizada de maneira interpretativa. Os resultados obtidos indicam que todas as incubadoras possuem gestão da performance, oferecem serviços base, técnicos, de gestão, estratégicos e realizam seleção de empresas. Os fatores percebidos pelas incubadoras que impactam na performance das incubadas são qualificação e network. As incubadas são empresas de tecnologia e estão há pouco tempo no processo de incubação, sendo que o motivo que levou a participação no processo é de usufruir do espaço alugado e de outros recursos. As incubadas citam que para que haja o sucesso nas ações com as universidades é necessário qualificação e network.

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Biografia do Autor

Gisele Costa Rabello, Faculdade Meridional

Mestre e graduada em Administração pela IMED Business School. Possui MBA em Gestão de Pessoas. Possui experiência na área de gestão acadêmica, desenvolvimento de carreira, estágios, atividades complementares, atendimento discente e gestão de equipe. Possui experiência internacional pela IAE Business School (Universidade Austral/Argentina) e pela Lisbon School of Economics & Management (Lisboa/Portugal), a nível de pós graduação, na área de gestão e liderança. Possui experiência em cursos de qualificação profissional na área de Gestão de Pessoas. Atualmente, é professora da Faculdade João Paulo II e professora no curso de Aprendizagem Comercial em Serviços e Vendas e Administrativos (SENAC/RS), atuando diretamente na orientação de jovens com foco na inserção no mercado de trabalho, carreira e cursos in company com as temáticas de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Também possui graduação em Nutrição e experiência na área de gestão de restaurantes.

Gabriele Rodrigues, Faculdade Meridional

Mestra pelo PPG da Escola de Administração da IMED, na linha de Pesquisa Gestão Estratégica e Relações com o Mercado, Especialista em Marketing pela IMED e graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente Coordenadora do Departamento de Serviços Acadêmicos da IMED.

Eliana Andréa Severo, Universidade Potiguar

Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (UNP): Doutorado Acadêmico em Administração (DA); Mestrado Acadêmico em Administração (MA); e, Mestrado Profissional em Administração (MPA). Pesquisas na áreas de Sustentabilidade Ambiental, Inovação, Estratégia, Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Publicações: 136 Artigos em Periódicos Científicos (Nacionais/Internacionais); 03 Livros Organizados; 42 Capítulos de Livros (Nacionais/Internacionais); 174 Artigos em Anais de Eventos (Nacionais/Internacionais). Avaliadora de 55 Periódicos Nacionais e Internacionais. Editora da Revista RAUnP. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Estudos Organizacionais: Empreendedorismo e Inovação. Research ID: K-5560-2014; ORCID: 0000-0002-5970-4032. Possui Fator H ISI-Web of Science = 5; Fator H Scopus = 6; Google Academic - Fator H = 12 e Fator i10 = 14.

Amilton Rodrigo De Quadros Martins, Faculdade Meridional

Doutor em Educação (UPF/2017) com bolsa CAPES PDSE na Universidade de Roma Tre, com tese em Criatividade e Teoria do Flow usando Robótica Educacional, Mestre em Educação (UPF/2012) com foco em aprendizagem e criatividade através de programação de computadores para jovens e graduado em Ciência da Computação (UPF/2004). Líder do InovaEdu/IMED - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, e do Núcleo Norte Gaúcho de Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna. Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Articulador do Arranjo do Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho. Pesquisador e ministrante de Cursos e Palestras sobre Educação Maker e Aprendizagem Ativa. Senador na JCI - Junior Chamber Internacional, com atividades de formação de jovens em comunicação e liderança. Professor de Graduação, Pós Graduação e Estágio Docência de Stricto Sensu da IMED e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da UFU-MG.

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Publicado

2017-01-11