Empreendedorismo e inovação: um retrato do contexto brasileiro dos anos de 2005 a 2011

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0008

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Inovação, Contexto, Brasil

Resumo

Os temas empreendedorismo e inovação tem sido muito discutidos na atualidade, tanto em meios acadêmicos, empresariais quanto políticos. E, embora constituam, aparentemente, conceitos diferentes, sugere-se a existência de uma relação entre eles. Assim, na tentativa de verificar a existência dessa associação, o presente estudo realizou uma pesquisa qualitativa e exploratória, que se utilizou de dados quantitativos. Os resultados da pesquisa mostram que os termos empreendedorismo e inovação, embora tenham alguma proximidade, expressam conceitos diferentes. O empreendedorismo consiste no processo por meio do qual indivíduos transformam ideias em oportunidades, a fim de gerar riqueza. A inovação, por sua vez, é o processo por meio do qual novos produtos e serviços ou processos são implementados; também visa à continuidade do negócio e a geração de receita. Assim, a novidade necessária à inovação consiste na principal diferença entre os termos. Logo, pode-se afirmar que nem todos os empreendedores são inovadores, como destacado por alguns conceitos referentes ao empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Corrêa, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade Meridional - RS. Pós-graduada no MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo - RS. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo - RS. Experiência de dez anos em uma empresa do varejo de materiais de construção, acabamentos, ferragens e ferramentas em Soledade - RS, oito desses na gerência administrativa e financeira da empresa. Experiência de 4 anos em empresa de serviços da área da saúde, em Passo Fundo - RS. Atuação nos setores financeiro, na administração geral do negócio, além de participação no desenvolvimento e implementação do novo software da empresa. Experiência em aulas em curso Profissionalizante na área de Administração em Soledade - RS. Intercâmbio de 30 dias em Cambridge, Inglaterra, para aprimoramento da Língua Inglesa.

Neimar Ferreira Da Rosa, Faculdade Meridional

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2017). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen (2011). Prêmio Mérito Acadêmico 2011, CRA-RS. Pós-graduado lato sensu em Gestão e Direito Empresarial (2013), Pós-Graduado na Especialização em Docência no Ensino Superior (2015). Atuação nas disciplinas de Administração Financeira; Orçamento e Análise de Investimentos; Empreendedorismo e Inovação. Atualmente Professor Substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves.

Eliana Andréa Severo, Universidade Potiguar

Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (UNP): Doutorado Acadêmico em Administração (DA); Mestrado Acadêmico em Administração (MA); e, Mestrado Profissional em Administração (MPA). Pesquisas na áreas de Sustentabilidade Ambiental, Inovação, Estratégia, Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Publicações: 136 Artigos em Periódicos Científicos (Nacionais/Internacionais); 03 Livros Organizados; 42 Capítulos de Livros (Nacionais/Internacionais); 174 Artigos em Anais de Eventos (Nacionais/Internacionais). Avaliadora de 56 Periódicos Nacionais e Internacionais. Editora da Revista RAUnP. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Estudos Organizacionais: Empreendedorismo e Inovação

Hilário Rissardo, Faculdade Meridional

Possui graduação em Comércio Exterior pela Faculdades Integradas Claretianas(1999). Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em administracao.

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Especialização em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor Adjunto do Curso de Graduação em Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com experiência de 24 anos como Gestor de Empresas e com Pesquisas na área de Engenharia de Produção, Administração, Inovação de Produto e Processo, Gestão de Projetos, Gestão Socioambiental e Métodos Quantitativos.Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC/INEP). Possui Publicações: 95 Artigos em Periódicos Científicos (Nacionais/Internacionais); 08 Livros Organizados; 34 Capítulos de Livros; 140 Artigos em Anais de Eventos (Nacionais/Internacionais); 9 Resumos Expandidos em Congressos; 162 Trabalhos Técnicos; 26 Casos de ensinos em periódicos e eventos. Revisor de 30 periódicos Nacionais e Internacionais.

Downloads

Publicado

2017-09-14