O mercado de criptomoedas no Brasil e os investidores: a caminho de um novo patamar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0002

Palavras-chave:

Criptomoedas, Bitcoins, Investimento, Mercado, Informação

Resumo

O mercado das criptomoedas no Brasil, foi impulsionado com o avanço das tecnologias da informação. Porém, este ainda é um mercado considerado inacessível. O artigo teve como objetivo conhecer a intenção e predição de novos investidores à disposição de adesão ao criptomercado, a partir da oferta e acesso à informação sobre o mercado. O processo metodológico do estudo se deu por meio de uma pesquisa quantitativa com aplicação de questionários online a respondentes com pouco ou nenhum conhecimento sobre bitcoins. Os principais resultados do estudo mostram que, há resistência por parte dos respondentes em investir em bitcoins, mas demonstram intenção desde que com acesso as informações disponibilizadas pelo do mercado das criptomoedas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antunizia Gomes, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Administração de Empresa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2009) e Especialização (MBA) em Administração de Recursos Humanos (2011), Pós Graduanda em Gestão Estratégica de Marketing, Pos Graduanda em Docência na Educação Profissional e Mestranda em Administração, Universidade Potiguar, UnP. Tem experiência como professora Universitária nas referidas áreas Administração Geral, Gestão de Pessoas, Iniciação Empresarial, Marketing, Empreendedorismo. Possui experiência também com Consultorias Empresariais nas áreas de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial e Recursos Humanos, Empreendedorismo e Marketing e organização de eventos. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. É membro dos Grupo de Pesquisa/GP Gestão, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS) e membro também do grupo de pesquisa Engenharia de Solo e Água no Semiárido ambos no âmbito do IFCE. 

Eduardo Paulo Almeida de Sant’Anna, Universidade Potiguar

Mestre pela Universidade Potiguar (MAA - UnP RN), especializado em Administração de Empresas pela UFBA, Especializado em Economia e Administração pela FGV e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela UFMT. É formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2004) e em Administração pela Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (2006). Professor e pesquisador com formação em engajamento por interesse e motivação de alunos por instituição internacional (Finlândia), tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos.

 

Downloads

Publicado

2021-03-22