O controle social e sua relação com a gestão social na administração pública brasileira: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0017

Palavras-chave:

Controle social, Gestão social, Cidadania

Resumo

Do paradigma do estadocêntrica, que prevaleceu até meados de 1980, para o sociocêntrico, observa-se ampliação do reconhecimento da sociedade civil como ator social e político. Nesse contexto, o processo participativo ganha maior relevo, estando presente em duas concepções estudadas no âmbito da administração pública, o controle social e a gestão social. O presente texto utiliza-se da técnica de revisão bibliográfica sistemática para fazer uma breve reflexão sobre a relação entre o controle social e a gestão social, buscando as semelhanças, diferenças e possíveis interseções entre os conceitos. A priori, considerou-se que o controle social poderia ser utilizado para o exercício da gestão social, como uma espécie de ferramenta. Após aprofundamento no assunto, verificou-se justamente o direcionamento contrário, que a gestão social, normalmente, é apontada como meio para concretização do controle social, este sendo compreendido, majoritariamente, como controle da sociedade sobre o Estado e aquele apenas como um modo da gestão participativo, mas que requer toda uma estrutura de não coação, incentivo à participação e solidariedade, tendo sido verificada uma ênfase associativa ao conceito de exercício da cidadania deliberativa.

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Biografia do Autor

Roberto Leopoldo Nogueira Brilhante, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Ciências Contábeis e Bacharel em Direito, aluno do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal do Piauí, Servidor Público Federal.

João Luiz Trindade de Azevedo, Instituto Federal do Maranhão

Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas, aluno do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal do Piauí, Servidor Público Federal.

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Doutorado (2018) e mestrado(2012), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, docente efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010.

Publicado

2022-05-18