Considerações sobre Felicidade por Clusters de discentes de administração em uma Instituição Pública de Ensino Superior

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade Federal do Piauí
  • Soraia Germana de Sousa Rocha Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0009

Palavras-chave:

Felicidade, Cluster, Satisfação com a vida, Felicidade subjetiva

Resumo

Objetivou-se investigar a percepção de felicidade de discentes de uma IES. Para tanto, identificou-se a felicidade em função de variáveis sócio demográficos, agrupando-as a fim de descrever o comportamento dessas na distinção de dois grupos (mais felizes e menos felizes). Realizou-se pesquisa de campo, com suporte na abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados em uma amostra probabilística de 201 discentes, de um universo de 319, vinculados ao curso de Administração, com base em instrumento composto por quatro escalas referentes à felicidade. Realizou-se estatística descritiva e Análise de Cluster (AC), este com base no método K-Means e análise de variância (ANOVA) a fim de constituir grupos com variáveis significativas para a formação dos clusters. No primeiro predomina discentes mais maduros, mais distribuídos nos semestres finais do curso e que, em geral, trabalham. Nesse grupo a satisfação com a vida, se comparada com o grupo 2 é menor, porém há maior percepção de felicidade subjetiva. No segundo prepondera jovens que estão iniciando o curso superior, e que, em geral, não trabalham. São mais satisfeitos com a vida, embora menos felizes do que o grupo 1. Ressalta-se que avaliar-se em condições excelentes de vida – item 3 (Satisfação com a vida) e avaliar-se como alguém que aproveita a vida ao máximo-item 9 (felicidade subjetiva) são apreciadas de forma distinta pelos grupos. Prepondera no grupo mais maduro maior percepção de felicidade subjetiva, indicativo para estudos futuros sobre uma possível relação entre maturidade e capacidade de avaliação subjetiva de felicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora e Mestre em Administração - Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES/Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares no Mestrado e Bolsista FUNCAP/ Fundo de Inovação Tecnológica no Doutorado. Experiência profissional em Gestão de Pessoas e Psicologia do Trabalho. Experiência docente em cursos de graduação e pós graduação, com orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Especialização) e participação em bancas. Pesquisas na área de Educação, Ensino Superior, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e Epistemologia. Estudos no campo da Decolonialidade, Solidariedade, Racionalidades, Epistemologias do Sul, Gestão Social e Gestão Participativa. Experiência com análise de dados utilizando softwares (Atlas Ti, Iramuteq, SPSS, AMOS e PLS). Psicóloga e Professora no Projeto E-Laborar: Estudos, Pesquisas e Práticas sobre Trabalho (Site: https://www.fabianaalmeida.org/) e Psicóloga do Trabalho na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira 

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, professora efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI, docente permanente do curso de pós-graduação em Gestão Pública da UFPI; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, tutora à distância, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa "Gestão e Sustentabilidade" vinculado ao curso de Administração do CAFS/UFPI; líder do grupo de pesquisa intitulado "Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo e Gestão Organizacional" (GEPEGO) e coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: governança corporativa; capacidade dinâmica; gestão pública. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4804-9538 Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Flavia_Barbosa15 E-mail: flsbarbosa@hotmail.com. 

Soraia Germana de Sousa Rocha, Universidade Federal do Piauí

Tem experiência na área da agronomia, pecuária e administração.

Downloads

Publicado

2017-01-11

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)