Método de valoração contingente e mapas afetivos: perspectivas para o processo decisório

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade de Fortaleza
  • Raimundo Eduardo Silveira Fontenele Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0016

Palavras-chave:

Mapas Afetivos, Valoração Contingente, Ambiente

Resumo

Este artigo objetiva discutir a relação sujeito-ambiente sob a perspectiva de dois campos do conhecimento: Economia e Psicologia. Essa relação é apresentada por meio de dois métodos que buscam apreender aspectos envolvidos no ato de se atribuir um valor ao ambiental. O método da Valoração Contingente, estudada pela Economia. O método dos Mapas Afetivos analisa aspectos subjetivos e se insere no campo da psicologia ambiental, objetivando compreender as motivações subjacentes e o nível de apropriação dos sujeitos em relação ao ambiente. Os mapas se referem às dimensões envolvidas com o espaço. Busca entender as codificações, armazenamentos e atributos relacionados à experiência com o entorno. O instrumento possibilita identificar valores e significados atribuídos pelo sujeito e permite, inclusive, a apreensão de símbolos e aspectos culturais de um grupo. O método da valoração parece representar um avanço da tentativa de minimizar impactos ambientais. Sua limitação relaciona-se a forma de abordagem baseada em escolhas racionais. Sendo os sujeitos econômicos, detentores de aspectos que escapam a análise racional, não se pode afirmar que um sujeito ao definir um valor para um ativo ambiental, o faz por meio de critérios objetivos apenas. A combinação de metodologias diversas e a ampliação da discussão do ambiente possibilita uma compreensão mais holística dos fenômenos ambientais em interação com os sujeitos. Nesse sentido, possibilita a postura critica que torna o homem capaz de decidir entre várias alternativas segundo uma hierarquia de decisões e de afetos, processando suas escolhas a partir de convicções, atitudes, afetos, opiniões e pontos de vista em todas as circunstancias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) - Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (Universidade Estadual do Ceará) e Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Ceará).

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular do Programa de Pós Graduação em Administração UNIFOR (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNIFOR). Consultora do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (INESP) e da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará . Foi consultora MEC/UNESCO para o Ensino Médio Integrado. Pesquisas nas áreas de estudos sócio-ambientais e estratégia. Faz parte do cadastro nacional de avaliadores do SINAES/INEP/MEC. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cidadania e Sustentabilidade desde o ano de 2002. Líder do Grupo Ensino e Pesquisa em Direito. Pesquisas, livros e artigos publicados na área de educação e sustentabilidade, educação e novas tecnologias; trabalho e educação; educação e estratégia, educação e cidadania; gestão da educação; metodologias do ensino; educação corporativa; responsabilidade social e ambiental das universidades/organizações, educação e inclusão; estudos sócio ambientais; educação e políticas públicas; ética e educação etc. Foi Editora da Revista Ciências Administrativas da UNIFOR (b3) e faz parte da Academia Metropolitana de Letras. Foi Coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional para a COPA do Mundo. Membro titular da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, cadeira nº 26.

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade de Fortaleza

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1999) e em Teologia pela Faculdade Kurios-FAK-Maranguape-CE (2007) com chancela da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Econômico- UFC(2001), e em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Gestão Escolar- FAK (2009). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Foi o 1º coordenador do curso de Administração da UFC no Cariri. Coordena o Núcleo de Estudos em Responsabilidade e Marketing Social- NERMS desde 2007. Foi bolsista de mestrado e de doutorado pela FUNCAP/CE e de Pós-Doutorado- PNPD/CAPES. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza-PPGA/UNIFOR (2014). Pós-Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará-PPAC/UFC (2015). É professor adjunto da Universidade Federal do Cariri- UFCA.

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Universidade de Fortaleza

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1986) e Doutorado em Ciências Econômicas - Université de Paris XIII (Paris-Nord) (1998). Atualmente é Professor Associado IV do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará - UFC e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC da UFC. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Empreendedorismo, Gestão Pública, Desenvolvimento Sustentável e Economia de Recursos Naturais. Membro da Academy of International Business, ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas e ANPAD. Professor Visitante da Universidade do Havre, em fevereiro de 2013. É avaliador de trabalhos de diversos eventos nacionais e internacionais: ANPAD, AIB, Iberoamerican Academy of Management, 3Es, ESPM, EGEPE - Encontro Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão da Pequena Empresa, SOBER, SIMPEP. Juiz e Mentor do Desafio Brasil (FGV). É avaliador de diversos periódicos nacionais: Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista Econômica do Nordeste, Revista de Ciências da Administração - RCA (UFSC), ALCANCE (Univale), Organizações Rurais e Agroindustriais e Revista do CCEI.

Downloads

Publicado

2014-11-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)