Os valores éticos nas relações interpessoais no ciberespaço em Pierre Lévy

Autores

  • Darlei Possamai Faculdade Uninassau Aracaju
  • Fransimar dos Santos Cruz Instituto Tecnológico de Educação e Ciência

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2595-430X.2017.001.0001

Palavras-chave:

Ciberespaço, Comunidades Virtuais, Inteligência Coletiva, Ética, Moral

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo refletir acerca dos valores éticos nas relações interpessoais no ciberespaço em Pierre Lévy. O ciberespaço nada mais é do que um espaço antropológico aberto pela interação entre as pessoas, entre as distâncias, por meio dos computadores e de suas memórias, cuja finalidade é a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. Segundo o filósofo, esta engrenagem é um meio vital que aproxima as distâncias entre as pessoas, que se habilitam manuseá-lo, uma vez que nele, as comunidades virtuais exercem uma profusão comunicacional. Contudo, no ciberespaço, a identidade não surge do nada, pois é uma extensão daquilo que o indivíduo é na realidade concreta (sólida), com novos valores, atitudes e desejos, porém, cada indivíduo incorpora e permite que sejam agregados novos valores éticos e morais mantendo na medida do possível sua integridade. Assim sendo, no ciberespaço tanto a ética como a moral são de cunho relativo, ou seja, todos podem fazer tudo, porém as consequências irão surgir de acordo com o ato cometido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlei Possamai, Faculdade Uninassau Aracaju

Darlei Possamai é Graduado em Filosofia pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); estudou Teologia (1,5 anos de 3) na Università Marianum Agostinianum, em Roma, Itália. É pós-graduado em Filosofia e ética, pela PUC/PR e cursou pós-graduação em História do Brasil pela Universidade Tuiuti do Paraná (1 ano de 2). Fez mestrado em Ciências da Linguagem pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e foi aluno especial do Doutorado em Ciências sociais pela UFS (Universidade Federal de Sergipe). Atualmente é professor da Faculdade Maurício de Nassau, campi Aracaju e da Faculdade de Filosofia do Seminário Maior N. S. da Conceição; Coordenador Núcleo de Estudo e de Pesquisas Afrobrasileira, Indígenas e Povos Tradicionais (NEABIT'S) da Faculdade Mauricio de Nassau campi Aracaju. 

Fransimar dos Santos Cruz, Instituto Tecnológico de Educação e Ciência

Possui graduação em Filosofia - I-TEC - Instituto Tecnológico de Educação e Ciência Eireli ME (2017). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

Downloads

Publicado

2017-10-25