Acidentes de trabalho nas principais atividades do setor agrícola no Brasil entre 2013 e 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.001.0015

Palavras-chave:

Acidente de Trabalho, Acidentes no Setor Agrícola, Previdência Social, Perfil Acidentário

Resumo

A agricultura é uns dos setores econômicos mais importante do Brasil e consequentemente é um dos que mais empregam, no entanto, devido as atividades executadas serem de alta periculosidade e ocorrerem muitas vezes em ambientes pouco salubres, a ocorrência de acidentes nesses meios são elevados, assim o objetivo do presente estudo é analisar os dados de acidentes do trabalho para a agricultura, considerando as 5 primeiras atividades que apresentam os maiores números em registro de acidentes. Foi utilizado para a análise os anuários estatísticos previdenciários sociais (AEPS) para o período de 2013 a 2018, buscando levantar o perfil acidentário das vítimas e quais estados da união mais contribuem com os números de acidentados no país, com o objetivo de levantar um panorama geral dos acidentes do trabalho no setor agrícola, assim compilando dados para facilitar a aplicação de programas que promovam a prevenção de acidentes no campo. Através da análise dos dados foi encontrado que o trabalhador do sexo masculino, geralmente ocupando uma vaga de auxiliar de campo, representa a maior parcela dos acidentes registrados no INSS. As lesões ocorreram em maioria nas mãos e dedos e, em alguns casos, em membros inferiores. As lesões mais comuns foram fraturas, cortes e lacerações, geralmente sem risco a vida do trabalhador. Os estados que apresentaram os maiores números de acidentes no setor agrícola foram os estados de São Paulo (SP), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso de Sul (MS). E foi observado que a ocorrência de acidentes registrados está intimamente ligada com a produção agrícola predominante e a intensidade da atividade econômica dos estados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Assis Rezende Santos, Centro Universitário de Lavras

Possui mestrado em sistemas e controle pela Universidade Federal de Lavras (2020), na área de simulação numérica por elementos finitos, e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Viçosa (2014). , atuando principalmente no seguinte tema: modelagem, suspensão passiva, matlab, vibração.

Evandro Pereira da Silva, Centro Universitário de Lavras

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2005). Pós graduação em Formas Alternativas de Energia (UFLA - 2010). Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFLA na área de máquinas e mecanização agrícola(2013). Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFLA na área de máquinas e mecanização agrícola (abril/2018). Atualmente é professor do Centro Universitário de Lavras e professor substituto da Universidade Federal de São João Del Rei, no departamento de Engenharia Mecânica. Tem experiência industrial na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em processos de produção, qualidade e projeto de componentes. Leciona disciplinas relacionadas as áreas de projetos, processos, segurança e inovações tecnológicas (elementos de máquinas, desenho técnico mecânico, gestão de projetos, estática, mecânica dos sólidos, higiene e segurança do trabalho, projeto do trabalho e ergonomia, dentre outras). 

Tamires Galvão Tavares Pereira, Centro Universitário de Lavras

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2012) , licenciada em Biologia (UNIFRAN - 2018), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNILAVRAS - 2015), mestre em Engenharia de Biomateriais (UFLA - 2016). Doutoranda em Engenharia de Biomateriais (UFLA) com ênfase na produção de compósitos lignocelulósicos para construções sustentáveis com aproveitamento de resíduos de mineração e agroflorestais. Atuou como docente no curso Técnico de Segurança do Trabalho (PRONATEC/ 2015-2016) onde ministrou as disciplinas de Proteção Ambiental, Gerenciamento de Riscos e Estatística aplicada. Foi professora substituta do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Machado (2017- 2018) em que lecionou as seguintes disciplinas para cursos técnicos integrado, subsequente e graduação: Gerenciamento de Riscos, Psicologia do Trabalho, Normas Técnicas I e II, Ergonomia, Introdução à Segurança do Trabalho, Técnicas de Treinamento, Avaliação de Incidentes, Indústria da Construção Civil, Metodologia Científica, TCC e Biologia da Conservação. Professora no curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNILAVRAS/ 2015-Atual) da disciplina de Introdução à Segurança do Trabalho. Atualmente é professora na Impacto - Escola de Saúde nos cursos técnicos de Radiologia e Análises Clínicas na disciplina de Biologia Celular. Experiência em ensino EAD e remoto em distintas plataformas educacionais.

Hercules José Marzoque, Centro Universitário de Lavras

Coordenador e professor do curso de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho no Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS, onde também atua como docente nos cursos de Engenharia de Produção, Administração, Processos Gerenciais e Gestão Comercial. Foi professor no Centro Universitário Tancredo de Almeida Neves ? UNIPTAN de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2020, atuando nos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Administração. É mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Sul de Minas ? campus Machado; Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Lavras; Especialista em Processamento e Controle de Qualidade em Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal de Lavras; graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Lavras. Foi coordenador de qualidade / segurança meio ambiente e no departamento de P&D na JAC Indústria e Comércio de Alimentos Ltda de 2015 a 2018, respondendo pelos respectivos setores. Possui sólidos conhecimentos em BPF, APPCC, ISO 22000 / ISO TS 22002-1. Foi gerente de produção entre 2013 e 2015 na Prime Alimentos S.A. empresa do ramo frigorífico, coordenando equipes durante as fases de projeto, montagem e instalação da fábrica e início das operações, realizando a interface junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento até o início das operações. Entre 2011 e 2013 atuou como gerente de qualidade e gerente de fábrica na JAC Ind. Com. Alimentos Ltda, estruturando o departamento da qualidade agindo na definição de diretrizes/ procedimentos operacionais padronizados, auditorias e análises de laboratórios, trabalhando em consonância com boas práticas de fabricação e legislação vigente. Também foi responsável pelas equipes de produção e manutenção de uma empresa, realizando a mediação de conflitos, planejamento de escalas de trabalho, acompanhamento de desempenho, aplicação de feedbacks e orientação e direcionamento de atividades para o alcance dos resultados. Foi auditor de qualidade de 2007 a 2011 na TRW Automotive, realizando estudos de capabilidade do processo para liberação de linhas e novos produtos além de empregar técnicas para auditorias em processo e produto de acordo com normas e procedimentos. Possui sólidos conhecimentos na implementação dos Sistemas ISO 9001, ISO/ TS16949 e Controle Estatístico de Processo. Iniciou carreira em junho de 1994 na Magneti Marelli Cia. Fabricadora de peças como operador de máquinas e em agosto de 1995 passou a trabalhar como inspetor de qualidade, permanecendo na função até o ano de 2007, atuando com análise de produtos em garantia, elaboração de planos de ação baseado em modo de falha, realização auditorias de produto e processo de acordo com normas e procedimentos; conhecimento em ensaios climáticos em pintura automotiva.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)