Análise preliminar de riscos (APR) de uma obra residencial unifamiliar na cidade de Candeias/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2020.002.0011

Palavras-chave:

Segurança no trabalho, Matriz de risco, Normas Regulamentadoras, Gestão de riscos, Construção civil

Resumo

A construção civil apresenta dados alarmantes no que diz respeito à exposição dos trabalhadores aos riscos ocupacionais os quais existem nas mais diversas atividades que o setor oferece, colocando em risco a saúde e integridade física desses colaboradores. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo aplicar a técnica de análise preliminar de riscos nas atividades executadas pelos trabalhadores e no processo construtivo de uma obra residencial unifamiliar no município de Candeias, Minas Gerais. Para isso, foram verificadas as condições dos equipamentos utilizados, análise do ambiente laboral, verificação dos dispositivos de proteção individual e coletivos, bem como as instalações das máquinas e equipamentos. A partir dos dados obtidos foram realizadas a análise dos riscos existentes e estudo da severidade e probabilidade dos mesmos. A análise foi feita observando os métodos de trabalho realizados rotineiramente na obra. Após o reconhecimento dos riscos, estes foram apresentados e discutidos com os colaboradores para que fosse possível propor medidas de controle afim de reduzir ou eliminar tais riscos, bem como, proporcionar treinamentos e uma maior conscientização nesse ambiente laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Lamounier Faria, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) (2014). Pós-graduação em Engenharia de Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) (2017) e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes (UCAM) (2017). Mestre em Engenharia de Biomateriais pela Universidade Federal de Lavras (2018). Doutorando em Engenharia de Biomateriais pela Universidade Federal de Lavras. Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em cálculo de estruturas de concreto armado, concreto protendido, estruturas metálicas e estruturas mistas aço-concreto, bem como na área de recursos florestais, com ênfase em compósitos lignocelulósicos, painéis cimento-madeira, fibrocimento e madeira laminada colada (MLC).

Daiane Erika Lopes, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Atuando na área de entomologia agrícola, com ênfase em controle biológico de pragas. 

Tony Matheus Carvalho Eugenio, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2014). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Construções Rurais. Possui mestrado em Engenharia de Biomateriais pela Universidade Federal de Lavras (2016). Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Lavras. Atualmente é aluno de doutorado do programa de Engenharia de Biomateriais pela Universidade Federal de Lavras.

Laércio Mesquita Júnior, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro civil, mestre em engenharia de biomateriais pela UFLA, atualmente cursando doutorado em engenharia de biomateriais na UFLA. Atuou como professor na UFLA e no CEFET/MG -Varginha. Atuou em obras de edificações, loteamentos e casas, conjuntos habitacionais populares, com experiência em desenvolver projetos de engenharia civil, planejar, orçar e executar obras, coordenar a operação e a manutenção das mesmas. Controlar a qualidade dos suprimentos e dos serviços comprados e executados.

Tamires Galvão Tavares Pereira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2012) , licenciada em Biologia (UNIFRAN - 2018), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNILAVRAS - 2015), mestre em Engenharia de Biomateriais (UFLA - 2016). Doutoranda em Engenharia de Biomateriais (UFLA) com ênfase na produção de compósitos lignocelulósicos para construções sustentáveis com aproveitamento de resíduos de mineração e agroflorestais. Atuou como docente no curso Técnico de Segurança do Trabalho (PRONATEC/ 2015-2016) onde ministrou as disciplinas de Proteção Ambiental, Gerenciamento de Riscos e Estatística aplicada. Foi professora substituta do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Machado (2017- 2018) em que lecionou as seguintes disciplinas para cursos técnicos integrado, subsequente e graduação: Gerenciamento de Riscos, Psicologia do Trabalho, Normas Técnicas I e II, Ergonomia, Introdução à Segurança do Trabalho, Técnicas de Treinamento, Avaliação de Incidentes, Indústria da Construção Civil, Metodologia Científica, TCC e Biologia da Conservação. Professora no curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNILAVRAS/ 2015-Atual) da disciplina de Introdução à Segurança do Trabalho. Atualmente é professora na Imapacto - Escola de Saúde nos cursos técnicos de Radiologia e Análises Clínicas. Possui experiência em gerenciamento de resíduos sólidos, inventário florestal, avaliações ambientais, elaboração de PPRA, PPP, PCMAT e ministra treinamentos na área de meio ambiente e segurança do trabalho.

Hércules José Marzoque, Centro Universitário de Lavras

Coordenador e professor do curso de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho no Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS, onde também atua como docente nos cursos de Engenharia de Produção, Administração, Processos Gerenciais e Gestão Comercial. É professor no Centro Universitário Tancredo de Almeida Neves ? UNIPTAN, atuando nos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Administração. É mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Sul de Minas ? campus Machado; Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Lavras; Especialista em Processamento e Controle de Qualidade em Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal de Lavras; graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Lavras. Foi coordenador de qualidade / segurança meio ambiente e no departamento de P&D na JAC Indústria e Comércio de Alimentos Ltda de 2015 a 2018, respondendo pelos respectivos setores. Possui sólidos conhecimentos em BPF, APPCC, ISO 22000 / ISO TS 22002-1. Foi gerente de produção entre 2013 e 2015 na Prime Alimentos S.A. empresa do ramo frigorífico, coordenando equipes durante as fases de projeto, montagem e instalação da fábrica e início das operações, realizando a interface junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento até o início das operações. Entre 2011 e 2013 atuou como gerente de qualidade e gerente de fábrica na JAC Ind. Com. Alimentos Ltda, estruturando o departamento da qualidade agindo na definição de diretrizes/ procedimentos operacionais padronizados, auditorias e análises de laboratórios, trabalhando em consonância com boas práticas de fabricação e legislação vigente. Também foi responsável pelas equipes de produção e manutenção de uma empresa, realizando a mediação de conflitos, planejamento de escalas de trabalho, acompanhamento de desempenho, aplicação de feedbacks e orientação e direcionamento de atividades para o alcance dos resultados. Foi auditor de qualidade de 2007 a 2011 na TRW Automotive, realizando estudos de capabilidade do processo para liberação de linhas e novos produtos além de empregar técnicas para auditorias em processo e produto de acordo com normas e procedimentos. Possui sólidos conhecimentos na implementação dos Sistemas ISO 9001, ISO/ TS16949 e Controle Estatístico de Processo. Iniciou carreira em junho de 1994 na Magneti Marelli Cia. Fabricadora de peças como operador de máquinas e em agosto de 1995 passou a trabalhar como inspetor de qualidade, permanecendo na função até o ano de 2007, atuando com análise de produtos em garantia, elaboração de planos de ação baseado em modo de falha, realização auditorias de produto e processo de acordo com normas e procedimentos; conhecimento em ensaios climáticos em pintura automotiva. 

Thiago Moreira Cruz, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2016) e mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (2018). Atualmente, doutorando em Engenharia de Biomateriais ela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: biomateriais, nanocelulose vegetal, nanocelulose bacteriana, embalagens, usinagem da madeira, qualidade da superfície e da madeira, densidade básica, déficit hídrico, amido, mecanização, subsolagem, força de tração. 

Marcelo Linon Batista, Centro Universitário de Lavras

Engenheiro Agrícola,Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas,Doutor em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas . Participou do Programa de Educação Tutorial (PET) realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Foi bolsista de iniciação científica, mestrado e doutorado do CNPq na área de recursos hídricos.Foi docente voluntário na Universidade Federal de Lavras nas áreas de Sensoriamento Remoto e Hidrologia foi professor e coordenador do curso Técnico de Segurança do Trabalho- PRONATEC-IFSULDEMINAS-Campus Três Corações- Unidade Remota-Lavras, Atualmente é professor do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, pelo Centro Universitário de Lavras UNILAVRAS. 

Érica de Alvarenga Crespo Rodrigues, Centro Universitário de Lavras

Érica de Alvarenga Crespo Rodrigues possui o curso de Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA ? 1997). Mestre em Ciências, Área de Concentração em Ciência e Tecnologia de Madeiras pela Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? (ESALQ - 2001). Doutora em Engenharia Florestal, área de Concentração em Floresta de Produção pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2007). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS ? 2015). 

Downloads

Publicado

2020-04-10

Edição

Seção

Biotecnologia, Biossegurança e Bioética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)