Analysis of occupational accident for main activities of the agricultural sector in Brazil between 2013 and 2018

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.001.0015

Keywords:

Occupational Accident, Accidents in the Agricultural Sector, Social Security, Accident Profile

Abstract

The present study intends to analyze the data on accidents at work for agriculture considering the first 5 activities that present the highest accident record. The social security statistical yearbooks (AEPS) for the period 2013 to 2018 were used for the analysis, seeking to raise the accident profile of the victims and which states of the union most contribute to the numbers of victims in the country, with the objective of raising a panorama general of occupational accidents in the agricultural sector, thus compiling data that facilitates the application of programs that promote the prevention of accidents in the field. Through data analysis, it was found that the male worker, usually occupying a vacancy as a field assistant, is the largest share of accidents registered with the INSS. The injuries occurred mostly in the hands and fingers and, in some cases, in the lower limbs. The most common injuries were fractures, cuts and lacerations, generally without risk to the worker's life. The states that had the highest numbers of accidents in the agricultural sector were the states of São Paulo (SP), Mato Grosso (MT) and Mato Grosso de Sul (MS). And it was observed that the occurrence of registered accidents is closely linked with predominant agricultural production and the intensity of economic activity of the state.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Assis Rezende Santos, Centro Universitário de Lavras

Possui mestrado em sistemas e controle pela Universidade Federal de Lavras (2020), na área de simulação numérica por elementos finitos, e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Viçosa (2014). , atuando principalmente no seguinte tema: modelagem, suspensão passiva, matlab, vibração.

Evandro Pereira da Silva, Centro Universitário de Lavras

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2005). Pós graduação em Formas Alternativas de Energia (UFLA - 2010). Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFLA na área de máquinas e mecanização agrícola(2013). Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFLA na área de máquinas e mecanização agrícola (abril/2018). Atualmente é professor do Centro Universitário de Lavras e professor substituto da Universidade Federal de São João Del Rei, no departamento de Engenharia Mecânica. Tem experiência industrial na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em processos de produção, qualidade e projeto de componentes. Leciona disciplinas relacionadas as áreas de projetos, processos, segurança e inovações tecnológicas (elementos de máquinas, desenho técnico mecânico, gestão de projetos, estática, mecânica dos sólidos, higiene e segurança do trabalho, projeto do trabalho e ergonomia, dentre outras). 

Tamires Galvão Tavares Pereira, Centro Universitário de Lavras

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2012) , licenciada em Biologia (UNIFRAN - 2018), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNILAVRAS - 2015), mestre em Engenharia de Biomateriais (UFLA - 2016). Doutoranda em Engenharia de Biomateriais (UFLA) com ênfase na produção de compósitos lignocelulósicos para construções sustentáveis com aproveitamento de resíduos de mineração e agroflorestais. Atuou como docente no curso Técnico de Segurança do Trabalho (PRONATEC/ 2015-2016) onde ministrou as disciplinas de Proteção Ambiental, Gerenciamento de Riscos e Estatística aplicada. Foi professora substituta do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Machado (2017- 2018) em que lecionou as seguintes disciplinas para cursos técnicos integrado, subsequente e graduação: Gerenciamento de Riscos, Psicologia do Trabalho, Normas Técnicas I e II, Ergonomia, Introdução à Segurança do Trabalho, Técnicas de Treinamento, Avaliação de Incidentes, Indústria da Construção Civil, Metodologia Científica, TCC e Biologia da Conservação. Professora no curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNILAVRAS/ 2015-Atual) da disciplina de Introdução à Segurança do Trabalho. Atualmente é professora na Impacto - Escola de Saúde nos cursos técnicos de Radiologia e Análises Clínicas na disciplina de Biologia Celular. Experiência em ensino EAD e remoto em distintas plataformas educacionais.

Hercules José Marzoque, Centro Universitário de Lavras

Coordenador e professor do curso de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho no Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS, onde também atua como docente nos cursos de Engenharia de Produção, Administração, Processos Gerenciais e Gestão Comercial. Foi professor no Centro Universitário Tancredo de Almeida Neves ? UNIPTAN de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2020, atuando nos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Administração. É mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Sul de Minas ? campus Machado; Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Lavras; Especialista em Processamento e Controle de Qualidade em Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal de Lavras; graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Lavras. Foi coordenador de qualidade / segurança meio ambiente e no departamento de P&D na JAC Indústria e Comércio de Alimentos Ltda de 2015 a 2018, respondendo pelos respectivos setores. Possui sólidos conhecimentos em BPF, APPCC, ISO 22000 / ISO TS 22002-1. Foi gerente de produção entre 2013 e 2015 na Prime Alimentos S.A. empresa do ramo frigorífico, coordenando equipes durante as fases de projeto, montagem e instalação da fábrica e início das operações, realizando a interface junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento até o início das operações. Entre 2011 e 2013 atuou como gerente de qualidade e gerente de fábrica na JAC Ind. Com. Alimentos Ltda, estruturando o departamento da qualidade agindo na definição de diretrizes/ procedimentos operacionais padronizados, auditorias e análises de laboratórios, trabalhando em consonância com boas práticas de fabricação e legislação vigente. Também foi responsável pelas equipes de produção e manutenção de uma empresa, realizando a mediação de conflitos, planejamento de escalas de trabalho, acompanhamento de desempenho, aplicação de feedbacks e orientação e direcionamento de atividades para o alcance dos resultados. Foi auditor de qualidade de 2007 a 2011 na TRW Automotive, realizando estudos de capabilidade do processo para liberação de linhas e novos produtos além de empregar técnicas para auditorias em processo e produto de acordo com normas e procedimentos. Possui sólidos conhecimentos na implementação dos Sistemas ISO 9001, ISO/ TS16949 e Controle Estatístico de Processo. Iniciou carreira em junho de 1994 na Magneti Marelli Cia. Fabricadora de peças como operador de máquinas e em agosto de 1995 passou a trabalhar como inspetor de qualidade, permanecendo na função até o ano de 2007, atuando com análise de produtos em garantia, elaboração de planos de ação baseado em modo de falha, realização auditorias de produto e processo de acordo com normas e procedimentos; conhecimento em ensaios climáticos em pintura automotiva.

Published

2020-11-05

Issue

Section

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

Most read articles by the same author(s)