Catadores de resíduos recicláveis: riscos ocupacionais e aspectos de saúde coletiva
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0015Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Limpeza urbana, Gerenciamento de resíduos, Coleta seletiva, ReciclagemResumo
O trabalho teve o objetivo de caracterizar a vivência e os riscos ocupacionais e aspectos de saúde coletiva de catadores voluntários informais de resíduos recicláveis, principalmente tampinhas e garrafas PET, que ajudam pacientes em tratamento com diagnóstico de câncer do município de Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil. A identificação do cenário dos catadores de resíduos recicláveis se deu a partir de um levantamento de dados primários, por meio de entrevistas. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso e foi construída a partir de levantamento bibliográfico, utilizando os métodos descritivo e explicativo, com abordagem quantiqualitativa. Os resultados, mostraram que: todos os catadores relataram algum tipo de doença ocupacional, no entanto consideravam o trabalho uma atividade de prática física e reconheciam a importância da ação em prol do meio ambiente. O manejamento da coleta seletiva perpassa as tecnologias assistidas nesse processo. A situação de precariedade na distribuição de lixeiras na comunidade, o que propicia o aparecimento de vetores de doenças Em síntese, é necessário expandir a coleta seletiva com inclusão social, ampliando-se as discussões e políticas de implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável nas cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.