Reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Brasil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0007Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Política nacional de resíduos sólidos, Cooperativa de coleta seletiva, ReciclagemResumo
Considerando-se as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma etapa importante nessa adequação é a coleta seletiva e a reciclagem. O presente trabalho faz uma revisão sistemática da literatura sobre a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, com foco na análise sobre o cenário atual, seus desafios e as perspectivas futuras. Foram utilizados artigos e revisões dos últimos 10 anos, das bases de dados Scielo, Medline (Pubmed), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para a realização do trabalho, foi utilizado o método PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises), pois é uma metodologia voltada para uma avaliação crítica de revisões sistemáticas publicadas. Os descritores de busca com o operador lógico “AND” (operador booleano para ampliar os resultados), foram as seguintes palavras-chave em português, espanhol e inglês: “resíduos sólidos”, “política nacional de resíduos sólidos”, “cooperativas de resíduos”, “coleta seletiva” e “reciclagem”. As buscas foram realizadas no ano de 2023. Os resultados evidenciaram para uma necessidade de maior incentivo à educação ambiental por parte da gestão pública, maior valorização dos catadores e cooperativas de materiais recicláveis e, também, para que haja um esforço contínuo no cumprimento das legislações ambientais pertinentes aos resíduos sólidos, sobretudo em relação a política nacional de resíduos sólidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.