Reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0007

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Política nacional de resíduos sólidos, Cooperativa de coleta seletiva, Reciclagem

Resumo

Considerando-se as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma etapa importante nessa adequação é a coleta seletiva e a reciclagem. O presente trabalho faz uma revisão sistemática da literatura sobre a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, com foco na análise sobre o cenário atual, seus desafios e as perspectivas futuras. Foram utilizados artigos e revisões dos últimos 10 anos, das bases de dados Scielo, Medline (Pubmed), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para a realização do trabalho, foi utilizado o método PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises), pois é uma metodologia voltada para uma avaliação crítica de revisões sistemáticas publicadas. Os descritores de busca com o operador lógico “AND” (operador booleano para ampliar os resultados), foram as seguintes palavras-chave em português, espanhol e inglês: “resíduos sólidos”, “política nacional de resíduos sólidos”, “cooperativas de resíduos”, “coleta seletiva” e “reciclagem”. As buscas foram realizadas no ano de 2023. Os resultados evidenciaram para uma necessidade de maior incentivo à educação ambiental por parte da gestão pública, maior valorização dos catadores e cooperativas de materiais recicláveis e, também, para que haja um esforço contínuo no cumprimento das legislações ambientais pertinentes aos resíduos sólidos, sobretudo em relação a política nacional de resíduos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Fernanda Leitão Casellato, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre "Strictu Sensu" em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas (DMPS/FCM/UNICAMP) (2006 - 2009). Especialização em Saúde Pública com Ênfase no Programa de Saúde da Família "Lato Sensu" no Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus São Paulo - UNASP (2005-2006). Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus1 (2000 - 2004). Docente do Curso de Fisioterapia da disciplina: Fisioterapia Baseada em Evidências; Saúde Pública e Epidemiologia, na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (UniMogi) (fev/2015 a dez/2021). Professora no Ensino Superior de disciplinas: Anatomia Humana I e Sistemas Anatômicos para o Curso de Graduação em Educação Física, Recursos Terapêuticos Manuais, Terapias Alternativas, Fisioterapia Preventiva, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia em Dermato-Funcional, Avaliação e Medidas, Tópicos de Atuação em Fisioterapia, e Supervisora de Estágio na Atenção Primária a Saúde UBS em Itapira/SP (2012-2016). Docente no Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI) (fev/2012 a dez/2016). Docente do Curso de Especialização na Pós Graduação Lato Sensu na disciplina de Promoção da Saúde, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - Campus São Paulo) (2011). Autora de artigos científicos publicados em periódicos, e 2 capítulos de livros: Aspectos da Funcionalidade e Qualidade de Vida no Envelhecimento (2018) e Aspectos da Narrativa na Avaliação Fisioterapêutica como Quesito de Qualidade de Vida (2020). Aprovada no Concurso Público no município de Estiva Gerbi, SP; Coordenadora de Programas de Vetores. Professora Convidada na Universidade Cruzeiro do Sul na disciplina: Saúde Coletiva, Cinesioterapia II, Recursos Terapêuticos Manuais e Físicos II, na Universidade Cruzeiro do Sul. (outubro/2022 a 2023). Participação na banca de trabalho de conclusão de curso: 15. Fisioterapeuta na Atenção Suplementar em Saúde, na Fisioquality (2023 a 2024). Had Hoc das Revistas: Colóquio para Desenvolvimento Regionais, Revista Docent Discunt (RDD) e Revista Pesquisa em Fisioterapia. 

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) - Osasco (SP). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente - Governo de São Paulo. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Campus Santo André (SP). Trabalhou (14 anos) como Analista Ambiental Sênior na empresa Essencis Soluções Ambientais S.A. segmento de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e industriais, empreendimentos de valorização ambiental e energética de resíduos e aterros sanitários. Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) USP - Leste na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema (SP) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Departamento de Ciências Biológicas - Setor de Ciências Ambientais, atuando na área de Ciências Humanas/Gestão Ambiental. Linhas de pesquisa: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos, aterros sanitários, biogás e metano, licenciamento ambiental e estudos de impacto ambiental (EIA-Rima). E-mail: giovanocandiani@gmail.com; gcandiani@unifesp.com

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde