Catadores de resíduos recicláveis: riscos ocupacionais e aspectos de saúde coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0015

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Limpeza urbana, Gerenciamento de resíduos, Coleta seletiva, Reciclagem

Resumo

O trabalho teve o objetivo de caracterizar a vivência e os riscos ocupacionais e aspectos de saúde coletiva de catadores voluntários informais de resíduos recicláveis, principalmente tampinhas e garrafas PET, que ajudam pacientes em tratamento com diagnóstico de câncer do município de Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil. A identificação do cenário dos catadores de resíduos recicláveis se deu a partir de um levantamento de dados primários, por meio de entrevistas. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso e foi construída a partir de levantamento bibliográfico, utilizando os métodos descritivo e explicativo, com abordagem quantiqualitativa. Os resultados, mostraram que: todos os catadores relataram algum tipo de doença ocupacional, no entanto consideravam o trabalho uma atividade de prática física e reconheciam a importância da ação em prol do meio ambiente. O manejamento da coleta seletiva perpassa as tecnologias assistidas nesse processo. A situação de precariedade na distribuição de lixeiras na comunidade, o que propicia o aparecimento de vetores de doenças Em síntese, é necessário expandir a coleta seletiva com inclusão social, ampliando-se as discussões e políticas de implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável nas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Fernanda Leitão Casellato, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Saúde Pública pela Fundação Universitária Iberoamericana (2022 a atual). Mestre "Strictu Sensu" em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas (DMPS/FCM/UNICAMP) (2006 - 2009). Especialização em Saúde Pública com ênfase no Programa de Saúde da Família "Lato Sensu" no Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus São Paulo - UNASP (2005-2006). Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus1 (2000 - 2004). Docente do Curso de Fisioterapia da disciplina: Fisioterapia Baseada em Evidências; Saúde Pública e Epidemiologia, na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (UniMogi) (fev/2015 a dez/2021). Professora no Ensino Superior de disciplinas: Sistemas Anatômicos, Recursos Terapêuticos Manuais, Terapias Alternativas, Fisioterapia Preventiva, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia em Dermato-Funcional, Avaliação e Medidas, Tópicos de Atuação em Fisioterapia, e Supervisora de Estágio na Atenção Primária a Saúde UBS em Itapira/SP (2012-2016). Docente no Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI) (fev/2012 a dez/2016). Membro do Núcleo Estruturante do Colegiado de Curso (NDE). Docente do Curso de Especialização na Pós Graduação Lato Sensu na disciplina de Promoção da Saúde, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - Campus São Paulo) (2011). Autora de 19 artigos científicos publicados em periódicos, e 2 capítulos de livros: Aspectos da Funcionalidade e Qualidade de Vida no Envelhecimento (2018) e Aspectos da Narrativa na Avaliação Fisioterapêutica como Quesito de Qualidade de Vida (2020). Aprovada no Concurso Público no município de Estiva Gerbi, SP; para cargo: coordenador de programas de Vetores. Classificação Geral: 2* lugar. Professora Externa na Universidade Cruzeiro do Sul na disciplina: Saúde Coletiva, Cinesioterapia II, Recursos Terapêuticos Manuais e Físicos II, na Universidade Cruzeiro do Sul. (outubro/2022 a atual).

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) - Osasco (SP). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente - Governo de São Paulo. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Campus Santo André (SP). Trabalhou (14 anos) como Analista Ambiental Sênior na empresa Essencis Soluções Ambientais S.A. segmento de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e industriais, empreendimentos de valorização ambiental e energética de resíduos e aterros sanitários. Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) USP - Leste na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema (SP) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Departamento de Ciências Biológicas - Setor de Ciências Ambientais, atuando na área de Ciências Humanas/Gestão Ambiental. Linhas de pesquisa: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos, aterros sanitários, biogás e metano, licenciamento ambiental e estudos de impacto ambiental (EIA-Rima). E-mail: giovanocandiani@gmail.com; gcandiani@unifesp.com

Publicado

2023-09-04

Edição

Seção

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde