Reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Brasil: uma revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0007

Palabras clave:

Resíduos sólidos, Política nacional de resíduos sólidos, Cooperativa de coleta seletiva, Reciclagem

Resumen

Considerando-se as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma etapa importante nessa adequação é a coleta seletiva e a reciclagem. O presente trabalho faz uma revisão sistemática da literatura sobre a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, com foco na análise sobre o cenário atual, seus desafios e as perspectivas futuras. Foram utilizados artigos e revisões dos últimos 10 anos, das bases de dados Scielo, Medline (Pubmed), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para a realização do trabalho, foi utilizado o método PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises), pois é uma metodologia voltada para uma avaliação crítica de revisões sistemáticas publicadas. Os descritores de busca com o operador lógico “AND” (operador booleano para ampliar os resultados), foram as seguintes palavras-chave em português, espanhol e inglês: “resíduos sólidos”, “política nacional de resíduos sólidos”, “cooperativas de resíduos”, “coleta seletiva” e “reciclagem”. As buscas foram realizadas no ano de 2023. Os resultados evidenciaram para uma necessidade de maior incentivo à educação ambiental por parte da gestão pública, maior valorização dos catadores e cooperativas de materiais recicláveis e, também, para que haja um esforço contínuo no cumprimento das legislações ambientais pertinentes aos resíduos sólidos, sobretudo em relação a política nacional de resíduos sólidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Fernanda Leitão Casellato, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre "Strictu Sensu" em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas (DMPS/FCM/UNICAMP) (2006 - 2009). Especialização em Saúde Pública com Ênfase no Programa de Saúde da Família "Lato Sensu" no Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus São Paulo - UNASP (2005-2006). Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus1 (2000 - 2004). Docente do Curso de Fisioterapia da disciplina: Fisioterapia Baseada em Evidências; Saúde Pública e Epidemiologia, na Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (UniMogi) (fev/2015 a dez/2021). Professora no Ensino Superior de disciplinas: Anatomia Humana I e Sistemas Anatômicos para o Curso de Graduação em Educação Física, Recursos Terapêuticos Manuais, Terapias Alternativas, Fisioterapia Preventiva, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia em Dermato-Funcional, Avaliação e Medidas, Tópicos de Atuação em Fisioterapia, e Supervisora de Estágio na Atenção Primária a Saúde UBS em Itapira/SP (2012-2016). Docente no Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI) (fev/2012 a dez/2016). Docente do Curso de Especialização na Pós Graduação Lato Sensu na disciplina de Promoção da Saúde, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - Campus São Paulo) (2011). Autora de artigos científicos publicados em periódicos, e 2 capítulos de livros: Aspectos da Funcionalidade e Qualidade de Vida no Envelhecimento (2018) e Aspectos da Narrativa na Avaliação Fisioterapêutica como Quesito de Qualidade de Vida (2020). Aprovada no Concurso Público no município de Estiva Gerbi, SP; Coordenadora de Programas de Vetores. Professora Convidada na Universidade Cruzeiro do Sul na disciplina: Saúde Coletiva, Cinesioterapia II, Recursos Terapêuticos Manuais e Físicos II, na Universidade Cruzeiro do Sul. (outubro/2022 a 2023). Participação na banca de trabalho de conclusão de curso: 15. Fisioterapeuta na Atenção Suplementar em Saúde, na Fisioquality (2023 a 2024). Had Hoc das Revistas: Colóquio para Desenvolvimento Regionais, Revista Docent Discunt (RDD) e Revista Pesquisa em Fisioterapia. 

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) - Osasco (SP). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente - Governo de São Paulo. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Campus Santo André (SP). Trabalhou (14 anos) como Analista Ambiental Sênior na empresa Essencis Soluções Ambientais S.A. segmento de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e industriais, empreendimentos de valorização ambiental e energética de resíduos e aterros sanitários. Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) USP - Leste na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema (SP) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Departamento de Ciências Biológicas - Setor de Ciências Ambientais, atuando na área de Ciências Humanas/Gestão Ambiental. Linhas de pesquisa: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos, aterros sanitários, biogás e metano, licenciamento ambiental e estudos de impacto ambiental (EIA-Rima). E-mail: giovanocandiani@gmail.com; gcandiani@unifesp.com

Publicado

2023-12-29

Número

Sección

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde