Os efeitos da suplementação de creatina na função renal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0019Palavras-chave:
Nutrição, Suplementos Alimentares, CreatininaResumo
Estuda-se esse tema porque cabe ao nutricionista compreender a importância da suplementação e as implicações desta no organismo humano, pois, uma possível sobrecarga do sistema renal é extremamente prejudicial ao paciente, tornando assim a avaliação deste profissional extremamente importante para que o processo nutricional ocorra de forma segura. Discutir os efeitos da suplementação de creatina na função renal de pacientes. Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados SciELO, LILASCS, Repositório Institucional. Os artigos foram selecionados com base na literatura publicada entre 2014-2021 e aplicando critérios de inclusão e exclusão. Nos artigos analisados destacou-se a relevância do acompanhamento nutricional para orientação da suplementação de creatina na função renal, pois a eliminação de toxinas é fundamental para o funcionamento adequado do organismo humano. Concluiu-se que o processo nutricional para ganho de creatina no organismo pode ocorrer de duas formas: através da suplementação com orientação e através da alimentação. Ressaltando assim a importância do nutricionista em ambos os processos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.