Principais dificuldades na alimentação do idoso e a importância da intervenção nutricional
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0020Palavras-chave:
Nutrição, Envelhecimento, Dificuldades, IntervençãoResumo
O processo de envelhecimento é uma etapa natural para humanidade e requer uma série de atenções voltadas a prestação da saúde. A alimentação de um idoso vai determinar a quantidade de energia, nutrientes, disposição dentre outros critérios, por isso é necessária a intervenção de um nutricionista para essa distribuição de forma adequada. Apresentar as principais dificuldades que afetam a nutrição de pessoas idosas, bem como, a necessidade de informação nutricional. Aplicou-se a Revisão Integrativa da Literatura, através da escolha dos critérios de inclusão e exclusão, nas quais delimitou-se a análise de dez artigos, publicados entre os anos de 2016-2022, ambos com pertinência temática e publicados nas seguintes plataformas de pesquisa: SciELO, Google Escolar, LILACS, PUBMED, ambos os trabalhos com pertinência temática. A terceira idade apresenta de forma mais grave os resultados de uma nutrição inadequada, é possível perceber o impacto da desnutrição, do cansaço, agravamento de outras doenças, constatou-se que uma nutrição adequada equilibra o organismo de modo a avaliar as condições que interferem nesse processo nutricional. Com base nos resultados deste estudo, é necessário estimular e implementar ações que contribuam para a mudança de hábitos alimentares em idosos e o envolvimento frequente dos profissionais de saúde, principalmente o acompanhamento domiciliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.