Atuação do cirurgião dentista no tratamento da respiração oral
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0022Palavras-chave:
Respiração bucal, Respiração Nasal, Cirurgião Dentista, DiagnósticoResumo
A respiração oral é uma síndrome que provoca a alteração de órgãos e nos sistemas, impactando de forma direta a qualidade de vida do paciente. Em decorrência das alterações e malefícios à saúde do paciente, tornou-se um problema de saúde pública. Analisar a contribuição do cirurgião dentista no tratamento da respiração oral, além de discutir as principais consequências de uma respiração oral e apresentar os maus hábitos bucais e o impacto na respiração oral. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que analisou dez artigos publicados entre os anos de 2015-2022. Além, da aplicação do método analítico e qualitativo de pesquisa que consistem em discutir os resultados de artigos que já tenham sido publicados dando cientificidade aos dados recolhidos. Destacou-se que a respiração nasal é inerente ao ser humano uma vez que estabelece equilíbrio entre todos os órgãos, apesar da respiração oral ser possível, sua utilização decorre de diversos fatores internos e externos que prejudicam a saúde do paciente. O cirurgião dentista é um dos profissionais habilitados a tratar esse tipo de problema pois, detém técnicas e intervenções necessárias para recuperação da respiração nasal. Conclui-se que é necessário um tratamento ortodôntico direcionado ao respirador oral e adaptado de acordo com a idade do paciente, isso porque nos casos de crianças deve-se desencorajar a utilização de chupetas e incentivar a mastigação correta. Já nos casos de paciente adulto deve-se melhorar a respiração através da expansão da maxila.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.